quarta-feira, 29 de abril de 2020

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO: CLÍNICA I

1)      TRE (CE)/ 2015
Freud comparava o inconsciente a um grande salão de entrada no qual um grande número de pessoas, cheias de energia e consideradas de má reputação, movem-se desordenadamente, agrupam-se e lutam incansavelmente para escapar até um pequeno salão contíguo. No entanto, um guarda atento protege o limiar entre o grande salão de entrada e a pequena sala de recepção. O guarda possui dois métodos para prevenir que elementos indesejáveis escapem do salão de entrada: ou os recusa na porta de entrada ou expulsa aqueles que haviam ingressado clandestinamente na sala de recepção. O efeito nos dois casos é o mesmo: os indivíduos ameaçadores e desordeiros são impedidos de entrar no campo de visão de um hóspede importante que está sentado no fundo da sala de recepção, atrás de uma tela. O significado da analogia é óbvio. As pessoas no salão de entrada representam as imagens inconscientes.

A pequena sala de recepção é

A)     a representação de um mecanismo de defesa consciente.
B)      A consciência
C)      a pré-consciência.
D)     o superego.
E)      o ego. 


2)      UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/2012

A ação que consiste em atribuir qualidades, sentimentos ou intenções originadas em si próprio a uma outra pessoa, um animal ou um objeto é chamada de
A) racionalização.
B) projeção.
C) idealização.
D) regressão.
E) isolamento.

3)      MINISTÉRIO PÚBLICO (AL)/2018
No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento, para depois ser visto como sua principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.
Esse fenômeno chama-se

A)     rememoração.
B)      fantasia.
C)      repetição.
D)     transferência.
E)      idealização.

4)      TRE (BA)/2017
 “Freud, sentindo que, em alguns momentos, o método de livre associação podia não funcionar livremente, e cedo ou tarde os pacientes chegavam a um ponto das recordações se sentindo incapacitados ou indispostos para continuar, desenvolveu o termo resistência dentro da teoria psicanalítica.” (Dane P. Schultz, 2006). Na visão psicanalítica Freudiana, a resistência deriva da:

A)     psicose.
B)      angústia.
C)      neurose.
D)     repressão.

5)      PREFEITURA SERRA BRANCA (PB)/2018

A partir de BOCK et al. (2011) a Psicanálise é um dos sistemas mais conhecidos na psicologia. Porém, por este motivo mesmo há muitas interpretações equivocadas sobre os conceitos desta teoria/abordagem. Assim, a partir das definições psicanalíticas sobre o inconsciente, analise as assertivas abaixo.
I- No inconsciente estão elementos reativos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência.
II- Há uma vivacidade e imediatismo no material inconsciente. Memórias muito antigas, quando liberadas à consciência, não perdem nada de sua força emocional.
III- Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.
IV- Uma parte do inconsciente é consciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, e pulsões ou instintos.
Está CORRETO o que se afirma em

A)     I e IV.
B)      I, II e III.
C)      II e III.
D)     II e IV.
E)    I, II, III e IV.


6)      UFRN/2018

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

A)     constitui um laço afetivo que se estabelece com base na capacidade didática do professor, o que possibilita que o aprendiz se vincule aos conhecimentos e saberes transmitidos pelo docente.
B)      equivale à desenvolvida na relação entre analista e analisando, o que justifica as recomendações de que os professores sejam submetidos à análise pessoal antes de exercerem a docência.
C)      consiste em reviver, nas relações atuais, um número considerável de estados psíquicos anteriores, sendo por essa razão que Freud referiu-se à possibilidade de os professores serem representados como pais substitutos
D)     depende especificamente das características individuais do aprendiz, haja vista que alguns estudantes são, a priori, mais propensos a estabelecerem relações amistosas com os professores, o que pode ser 

7)      FIOCRUZ/2010

Ao longo de sua obra, Freud pouco alude ao que chamou de contratransferência, ou seja, ao conjunto das reações inconscientes do analista à pessoa do analisando e, mais particularmente, à transferência deste.

Do ponto de vista técnico, analise as orientações que o psicanalista deveria seguir face o estabelecimento de um processo contratransferencial.

I. Elaborar ao máximo as manifestações contratransferenciais através da análise pessoal para que a situação analítica se estruture eminentemente pela transferência do paciente.

II. Utilizar, controladamente, as manifestações contratransferenciais no trabalho analítico, já que, segundo Freud, o inconsciente do analista é um instrumento que não deve ser totalmente desprezado na situação analítica.

III. Guiar-se principalmente pelos processos contratransferenciais na situação analítica.
Analise:

A)     se apenas a I é adequada.
B)      se apenas a II é adequada.
C)      se apenas a I e a III são adequadas.
D)     se apenas a I e a II são adequadas.
            E)      se todas são adequadas.

8)      PREFEITURA GUARATUBA (PB)/2008
Na relação terapeuta/paciente, transferência é, segundo a teoria psicanalítica, o nome que se dá às reedições de experiências emocionais do paciente na forma de atualizações com a pessoa do médico. De forma análoga, contratransferência é o nome que se dá às respostas emocionais despertadas no terapeuta em sua relação com seu paciente especificamente. Sobre a relação médico-paciente, assinale a alternativa correta.

A)     A contratransferência dá-se como resultado do mau preparo técnico do médico.
B)      A transferência e a contratransferência podem se constituir em fatores que favorecem uma boa relação médico paciente.
C)      A transferência consiste principalmente em sentimentos de forte colorido erótico.
D)     O médico precisa trabalhar de maneira a não se constituir em fator desencadeante de transferência por parte do paciente
E)      Por se constituir em fenômeno danoso à relação médico–paciente, todo esforço deve ser feito para se evitar a contratransferência.

9)      EBSERH/2018

A transferência é um conceito psicanalítico freudiano que compreende as atitudes e os sentimentos inconscientes do paciente para com o médico e vice-versa.

                             (              ) CERTO               (              ) ERRADO

10)   DEFENSORIA PÚBLICA (RS)/2017

Pode-se dizer que o conceito de resistência foi introduzido cedo por Freud e que ele exerceu um papel decisivo no aparecimento da psicanálise, impulsionando-o a renunciar à hipnose e à sugestão, por causa da resistência que lhes apunham certos pacientes. Nesse sentido, a resistência corresponde a tudo o que, no decorrer do tratamento

A)     psicanalítico, nos atos e palavras do analisando, se opõe ao acesso deste ao seu inconsciente.
B)      ) analítico, nas fantasias e emoções do analisando, se alinha ao acesso deste ao seu inconsciente.
C)      de elucidação dos sintomas, colabora com o acesso aos conteúdos conscientes e inconscientes.
D)     cognitivo do discurso do paciente, se põe como acesso aos conteúdos conscientes, pré-conscientes e inconscientes.
E)      analítico, nas somatizações ou ações do analisando, melhora o acesso deste ao seu inconsciente.


Um comentário:

Anônimo disse...

e as respostas? como vamos saber se acertamos?