segunda-feira, 13 de abril de 2020

DIÁRIO DE AULA FAMÍLIA: RESPOSTAS


1)                  A família nuclear, mais conhecida como aquelas constituída de pais e filho(s), é baseada na conjugalidade (casal) com filhos (prole). Ela é constituída, portanto, em termos de parentesco em linha reta, por duas gerações (pais-filhos). Considerando os papéis familiares, podemos ter até 04, a saber: CONJUGAL, PARENTAL (subdividido em papel materno e papel paterno), FILIAL e FRATERNAL (se houver mais de um filho).
familia nuclear - Pesquisa Google | Família nuclear e Pesquisa                Pelo acima exposto a resposta é: B

2)                  O ciclo de vida familiar, segundo Betty Carter e Mônica McGolcdrick, se inicia com a etapa denominado por elas de Lançamento do Jovem Adulto Solteiro, visto que elas consideram que a forma psicoafetiva com que os filhos amadurecem vai determinar a forma como eles formaram o Novo Casal. Após, a família segue seu ciclo de vida podendo ir para a Família com filhos. Estes crescem, tornam-se adolescente, depois adultos solteiros e seguem em frente (ninho vazio), chegando até a etapa de Estágio Tardio da Vida (envelhecimento dos originais genitores).
Pelo acima exposto a resposta correta é: D

3)                  São características encontradas na paixão: simbiose, idealização, regressão e projeção do Ego Ideal no objeto da paixão. Não é característica do estado de apaixonamento a existência de ambivalência (amor-ódio) por quem se está apaixonado. Assim sendo, a resposta é a letra B.

4)                  Pelo acima exposto, a alternativa que não encontra pertinência com o Amor é a divalência (posição esquizoparanoide), isto é, o objeto da paixão é visto como idealizado, sem características ambivalentes (positivo e negativo no mesmo objeto). Resposta: D,

5)                  Já dizia o poeta inglês William Wordsworth (1770-1850), que “a criança é o pai do homem”, bem antes, portanto, que FREUD. Também afirma o filósofo contemporâneo André Comte-Sponville, “ninguém se cura da própria infância”.
Pelo acima exposto, e por tudo que vocês estudaram e/ou conhecem sobre a psique humana, evidentemente que por mais que a mente amadureça com o tempo é sempre infantil. Embora a adolescência seja muito determinante para o adulto, a infância nunca é absolutamente superada.
Assim sendo, a alternativa incorreta é a letra E. todas as demais estão corretas.               

Un et un font trois [nouvelle édition]: Couple d'aujourd'hui et sa ...
6)                  Absoluto do casal é um termo/conceito utilizado pelo terapeuta familiar/casal Philippe Caille, em seu livro Um e Um são Três (publicado no Brasil pela editora Summus) pra referir a construção da conjugalidade (nós) em meio a duas individualidade que constituem o par do casal. Assim sendo, a alternativa correta é a letra C. 

Nenhum comentário: