quarta-feira, 8 de abril de 2020

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO: CLÍNICA I


         1) UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (MG)/2014

A psicoterapia de apoio caracteriza-se por ser uma modalidade de tratamento na qual o terapeuta mantém um relacionamento terapêutico e uma aliança de trabalho baseados na realidade, oferecendo apoio, esclarecimento e auxílio na solução de problemas.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A) A clarificação, técnica de intervenção da psicoterapia de apoio, define-se como a comunicação, por parte do paciente, de emoções ou sentimentos reprimidos, revivendo situações traumáticas e superando a repressão.
B)  Os pacientes submetidos às psicoterapias de apoio geralmente são menos comprometidos e têm psicopatologias menos graves.
C)  A psicoterapia de apoio é indicada para pacientes com déficits significativos de funcionamento do ego, como em casos de controle de impulsos deficiente e balanço inadequado de afetos.
D)   Na psicoterapia de apoio, normalmente, o terapeuta mantém uma posição neutra, é receptivo e faz uma escuta silenciosa.

2)      CORPO DE BOMBEIRO DO DF/2017

De acordo com Cordioli (2008), as psicoterapias de apoio possuem entre seus objetivos, utilizar intervenções que visem diminuir a ansiedade, pelo aumento do autoconhecimento, ou pela influência direta exercida pela pessoa do terapeuta e, com isso, mais aumentando do que desfazendo as defesas. Considerando essas informações a respeito das psicoterapias de apoio, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Aconselhamento/sugestão/persuasão/reafirmação.
2. Controle ativo.
3. Confrontação.
4. Ventilação.
(              ) Consiste no restabelecimento do controle de situações de emergência e de afastamento de situações estressantes.
(              ) Tem por finalidade o alívio dos sintomas e a melhora da relação terapeuta-paciente, pautados no controle de afetos intensos e reprimidos mediante sua expressão verbal.
(              ) Consiste no aumento da capacidade de discriminar a realidade interna da externa, e na redução de afetos e condutas inadequadas ou incongruentes, visando à promoção do autoconhecimento e do juízo de realidade.
(              ) Tem por finalidade a redução dos sintomas, tais como insegurança e ideias de desvalia, promovendo a autoestima por meio do uso dos aspectos não racionais da relação para influenciar o paciente, inclusive, mediante o apoio externo.
A sequência está correta em

A.2, 4, 3, 1.
B.4, 2, 1, 3.
C.2, 3, 1, 4.
D.4, 1, 3, 2.

3)      MINISTÉRIO PÚBLICO DE ALAGOAS/2012

A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:
A)   o terapeuta adota atividades ativas utilizando, além de intervenções que visam ao insight, outras de caráter de apoio como: sugestão e educação, clarificação e aconselhamento.
B)    é indispensável uma boa relação terapêutica, na qual o terapeuta é ativo e o paciente um colaborador; e associa técnicas comportamentais como exposição, associação livre, prevenção da resposta, modelagem, role-playing, relaxação.
C)  o trabalho psicoterápico se baseia na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas apresentados pelo paciente, sua relação com o conflito atual, com o conflito nuclear, suas possíveis manifestações na transferência e o estabelecimento dos critérios de melhora.
D) a avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
E)  embora o paciente traga o material sob a forma de associações livres, cabe ao terapeuta endereçar a atenção para o exame do conflito principal, que constitui o foco. Assim, o uso de perguntas, clarificações e confrontações é muito frequente neste tipo de tratamento, ao lado de interpretações que são basicamente extratransferenciais e dirigidas ao foco.

4)    PREFEITURA DE PIRAQUARA (PR)/2014

A Psicoterapia Breve (PB) hoje ocupa um lugar de destaque no campo da Psicologia. Analise as assertivas abaixo que abordam essa temática, classifique-as como “verdadeiras” ou “falsas” e marque a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência correta:

I. A Psicoterapia Breve Psicodinâmica (PBP) tem como base conceitos da psicanálise, porém, devido à curta duração – diferente do tratamento psicanalítico clássico – o conceito de “transferência” é ignorado, pois trata-se de um fenômeno que ocorre a longo prazo.

II. Pacientes com distúrbios psicológicos ou psiquiátricos crônicos não têm indicação para o tratamento com a Psicoterapia Breve, pois a técnica possui importantes limitações para o tratamento desses casos (quadro paranoide, obsessivo--compulsivo, psicossomático crônico, perversão, sociopatias).

III. A psicoterapia breve psicodinâmica trabalha com a atenção seletiva e não com a atenção flutuante, como na psicanálise. Isso ocorre para que o terapeuta mantenha-se atento ao foco que se quer alcançar, por conta da objetividade de um processo de PB.

IV. A psicoterapia breve pode fracassar em alguns casos ou produzir variações superficiais, com o desaparecimento de sintomas e a instalação de uma pseudoadaptação num nível regressivo. Uma terapia não pode, em prazos limitados, suscitar mudanças na estrutura da personalidade, embora possa produzir modificações dinâmicas não desprezíveis.

V. O conceito de “Efeito Carambola” expressa o mecanismo interno de potencialização dos benefícios terapêuticos obtidos através da técnica focal. Esse conceito é amplamente utilizado em algumas modalidades de Psicoterapia Breve.
A)     V – F – V – V – F
B)      V – V – F – V – V
C)      F – V – V – V – V
D)     F – F – V – V – V
E)      F – V – V – V – F

5)      PREFEITURA DE ASSAÍ (PR)/2018

Segundo Malan, existem alguns recursos técnicos que o terapeuta pode usar para o sucesso da
terapia breve. Assinale a alternativa que não corresponde às ideias do autor:

( A ) Interpretação seletiva: em que se busca interpretar sempre o material do paciente em relação ao conflito focal.
( B ) Atenção seletiva: pela qual se buscam todas as relações possíveis do material que o paciente traz com o conflito focal.
( C ) Atenção flutuante: o terapeuta não privilegia qualquer elemento do discurso do paciente, o que implica que deixa funcionar o mais livremente possível a sua própria atividade inconsciente.
( D ) Negligência seletiva: leva o terapeuta a evitar qualquer material que possa desviá-lo do foco.
( E ) Focalizar: concentrar a tarefa terapêutica em determinado sintoma, temática ou setor da
psicopatologia do paciente.


6)      METRÔ (SP)/2019

Cláudio foi convidado a trabalhar em Setor de transplantados de um Hospital em que eram oferecidas 6 sessões de psicoterapia breve a indivíduos que passariam por cirurgia, no período pré-cirúrgico. Em sua experiência como psicanalista, voltava-se à exploração do inconsciente e à resolução de conflitos básicos e seus derivados, em busca de reestruturação da personalidade de seu paciente, em atendimentos de duração prolongada e indeterminada. No hospital, porém, para atuar com psicoterapia breve de orientação psicanalítica, voltou-se a fins terapêuticos

A)     limitados, à superação de sintomas e problemas atuais, e ao fortalecimento e ativação das funções egoicas.
B)      focalizados no desenvolvimento e análise da neurose de transferência, intensificando a análise da resistência.
C)      relacionados a insights mais afetivos que cognitivos, de focalização variada dependendo dos conteúdos apresentados.
D)     sem planejamento prefixado, respeitando o princípio do uso da associação livre como técnica psicanalítica.
E)      que buscavam elaboração de conflitos relacionados a conflitos básicos e não derivados.


7)      PREFEITURA DE CIANORTE (PR)/2010

De acordo com a psicoterapia Breve, o foco constitui um de seus elementos mais característicos e distintivos. A respeito deste elemento na Psicoterapia Breve, assinale a alternativa INCORRETA.


A)    O foco deve ser concebido, primordialmente e essencialmente a partir de uma perspectiva psicopatológica.
B)      A noção do foco ainda é ambígua e se confunde com a situação de crise e com os sintomas que motivam a consulta.
C)      Com a centralização da tarefa, a focalização contribui para tornar mais efetivo a atividade terapêutica em função das metas selecionadas e em terapia de duração limitada.
D)     Na prática terapêutica, todo foco tem um eixo central, mas não é definido pelo motivo da consulta.

Nenhum comentário: