segunda-feira, 13 de abril de 2020

DIÁRIO DE AULA - CLÍNICA I: RESPOSTAS


1 ) A primeira questão tem como resposta correta a letra C, ou seja, a psicoterapia de apoio é indicada para pacientes com déficits significativos de funcionamento do ego, como em casos de controle de impulsos deficiente e balanço inadequado de afetos.
Sim, a psicoterapia de apoio é aquela indicada a pessoa que apresentam, no momento ou constitucionalmente um funcionamento de Ego frágil e precário. Um Ego debilitado é por definição um Ego comprometido em suas funções básicas, a saber: autocontrole, memória, pensamento, atenção, senso crítico, teste de realidade, exploração, execução, entre outras. Um Ego frágil, neste sentido, tem suas funções defensivas (mecanismos de defesa) insuficientes, ou seja, são incapazes de neutralizar ansiedades, controlar impulsos, regular adequadamente suas emoções e sentimentos, lidar com frustrações e manejar conflitos. Assim sendo, a psicoterapia suportiva/apoio visa fortalecer o funcionamento egóico.

PORQUE AS OUTRAS ESTÃO ERRADAS:

O erro da alternativa A reside no fato de que, embora as intervenções clarificadoras, regra geral, não são usadas muitas vezes em psicoterapia de apoio, mas sim em psicoterapias voltadas ao insight.
Entende-se a clarificação como um tipo de intervenção verbal usado pelo terapeuta com objetivo de clarificar a experiência interna (subjetiva) do paciente/cliente, isto é, ajudar a ver mais claramente algum aspecto de seu pensamento, sentimento ou comportamento.
O psicanalista austríaco-americano Edward Bibring considerava a clarificação, conjuntamente a interpretação, um dos pilares mestres das psicoterapias voltadas ao insight, no sentido que levava o paciente/cliente a um aprofundamento do entendimento sobre si memo. Segundo ele a clarificação permite o ego a se ver com uma autoconsciência mais diferenciada.
Contudo, a clarificação não é de todo contrainidicada a ser utilizada em psicoterapia de apoio, porém, sem tocar em aspectos inconscientes ou ansiongênicos. Além do mais, o que na resposta A está se descrevendo como clarificação, é na verdade definição de interpretação.

A alternativa B está errada. O motivo encontra-se exposto na própria resposta da alternativa C.
Já a alternativa D não condiz com uma postura de um terapeuta em psicoterapia de apoio, isto é, ele é ativo e não sem posiciona com tanta neutralidade frente aos conflitos do paciente, tendo em vista o Ego do mesmo ao se encontrar fragilidade, acha-se incapacitado pera manejar melhor os conflitos, sejam eles internos ou externos.

2) No tocante à segunda questão, a resposta é a letra A, pelos motivos acima já expostos. Lembrando que o controle ativo é quando o terapeuta assume funções de ego auxiliar, decidindo e executando funções que o paciente momentaneamente é incapaz de desempenhar.
Para melhor compreensão vide:
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/11914
https://www.cefas.com.br/curso-de-psicoterapia-breve-psicanalitica-e-sua-importancia/

3) Vamos, então, a questão 3, que solicita a alternativa incorreta. A resposta é: B. A PB (psicoterapia breve, que bebe nos conceitos psicanalíticos, não trabalha com técnicas ou recursos cognitivos-comportamentais propriamente dito, nem com técnicas psicodramáticas como o role-playing, por exemplo. A PB trabalha, sim, com o fenômeno Transferencial, porém, lida com a transferência em relação ao conflito focal à luz do conflito básico, ou seja o viés O/P (que na figura a seguir está representado pela letra C, no sentido de conflito corrente (atual). Vide o triângulo de pessoas abaixo (conhecidos como triângulos de Malan).  

4) No tocante à quarta questão a resposta é a letra C, pois a Psicoterapia Breve Psicodinâmica trabalha sim com o fenômeno transferencial.


 Michael Balint e David Malan - ppt carregar
  PORQUE A OUTRAS ESTÃO CERTAS:

A psicoterapia breve (PB) é uma abordagem focal, onde se busca trabalhar aspectos imperceptíveis e inconsciente do paciente em relação a seus conflitos contemporâneos. Trata-se de uma abordagem voltada ao insight, e por isso mesmo provocadora de ansiedade. Pessoas com comprometimento egóicos severos, tais como, distúrbios psicológicos ou psiquiátricos crônicos não têm indicação para o tratamento com a Psicoterapia Breve.
Por ser uma abordagem focal a PB trabalha com a atenção (por parte do terapeuta) seletiva-negligente, isto é, seleciona-se do material/discurso do paciente aspectos pertinente ao foco para serem trabalhados, e se negligencia aspectos extra-focais. 
A PB tem objetivos limitados/tempo limitado, e não visa  mudança estruturais da personalidade (objetivo das abordagens psicanalíticas), mas sim alívio de sintomas e resolução de problemas e/ou conflitos atuais.
O conceito "efeito carambola" foi criada por Vera Lemgruber, em livro homônimo, em analogia ao termo do jogo de bilhar - impulso de uma tacada em uma bola, que gera movimento em outras bolas que não foram diretamente atingidas pelo impacto inicial do taco - para exemplificar o mecanismo de potencialização dos ganhos terapêuticos. Em outras palavras, os efeitos benéficos alcançados em resultado ao trabalho terapêutico focal tende a se expandir para outras áreas psíquicas do paciente, ou seja, provoca mudanças significativas na maneira como a pessoa tanto se percebe como ela lida com os conflitos outros e problemas da vida de um modo geral. 

Ψ Temas em Psicologia: Psicoterapia Breve ....5) a alternativa errada é a letra C, pois a PB utiliza-se exatamente da atenção negligente-seletiva, conforme exposto acima. Todas as outras estão corretas.
Para melhor compreensão vide: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/caracterizacao-da-tecnica-e-do-metodo-da-psicoterapia/51942


6) o que caracteriza a PB é ela trabalhar com objetivos limitados, visando tanto superação de sintomas quanto a melhor resolução de problemas atuais (conflito focal). 
A PB não trabalha estimulando a neurose de transferência e seu foco (âmbito do trabalho terapêutico) é constantemente trabalhado através de uma atenção seletiva-negligente (não associação livre) por parte do terapeuta. Trata-se de um trabalho previamente planejado. O que se busca é resolução do conflito focal, derivado de conflitos mal resolvida do passado remoto do sujeito (conflito nuclear/básico).
Pelo acima exposto, a resposta é: A.

7) a alternativa errada é a letra D, visto que o foco tem como eixo central as queixas/motivo da consulta do paciente. Todas as demais são verdadeiras.

Teoria E Tecnica De Psicoterapias - 9788533619876 - Livros na ...Segundo Hector Fiorini, em seu clássico livro Teoria e Técnica de Psicoterapias, Ed. Martins Fontes (disponível in: https://www.academia.edu/7841430/Teoria_e_Tecnica_de_Psicoterapias_Hector_Fiorini_1),todo o foco tem um eixo central, que é definido como sendo o motivo da consulta. Ainda segundo esse autor, subjacente e ligado ao motivo da consulta, existe um conflito nuclear exacerbado, o qual se insere em uma situação grupal específica.



Nenhum comentário: