domingo, 31 de março de 2019

DITOS, DITADOS E SIGNIFICADOS

Resultado de imagem para ditado popular




A voz do povo é a voz de Deus, diz um ditado popular. Literalmente não significa que Deus esteja diretamente falando através da boca do povo em geral, mas sim que há muita sabedoria nos provérbios populares. Provérbios são rifões, adágios ou máximas de autores desconhecidos que com uma sentença mínima expressam muitas coisas que os antigos nos passam através da cultura do senso comum. Decididamente um ditado é a sabedoria das pessoas simples e humildes. Quem sabe das coisas do povo é o povo; e quem de cada um de nós não é, de fato, parte do povo?

Resultado de imagem para pilulas de sabedoriaMuitos dos provérbios e ditados populares têm origem em tempos remotos, inclusive desde à Antiguidade Clássica. Devido a seu formato sintético e enxuto o dito popular é tanto fácil de lembrar quanto de transmitir, razão pela qual ele pode ser usado em vários contextos de conversação, entre eles durante o diálogo psicoterápico. Assim, vejamos alguns e seus significados e pertinências.

GALINHA QUE ACOMPANHA PATO MORRE AFOGADA: é aquela velha história das males companhias. Quem anda muito com X acaba se envolvendo em situações X, ou seja, quem vive acompanhando pessoa ou gente encrenqueira acaba se metendo em encrenca. 

A NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS: no escuro todo mundo é igual passa a ideia de que à distância podemos confundir alho com bugalho, isto é, achar que algo ou alguém é uma coisa quando é outra. Quase parecido com aquele dito de que todo homem calça quarenta. Pois é, necessário melhor conhecer para não generalizar, afinal no meio de uma multidão as particularidades não são enxergadas. 

GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA: realmente, se um dia um gato se queimar com água quente tenderá (trauma) é evitar água (mesmo que fria) para não sofrer de novo. Mais uma vez o fenômeno da generalização, afinal só porque uma água estava quente que todas as águas serão a partir daí quentes.

QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO: ou seja, se a pessoa não consegue algo de um jeito crie outra maneira de conseguir. Da mesma forma que se os recursos de um indivíduo não estão sendo suficientes para solucionar um problema ou resolver um conflito, que este indivíduo utilize-se de recursos seus nunca antes utilizados. 

QUEM SEMEIA VENTO COLHE TEMPESTADE: passa a ideia de que a gente colhe o que a gente planta. Por isso que os latinos antigos diziam que devemos cuidar de nossas vidas como quem cuida de um jardim

SE VOCÊ NÃO MUDAR A DIREÇÃO TERMINARÁ EXATAMENTE ONDE PARTIU: já que o mundo (planeta Terra) é redondo, se só seguirmos em frente em linha reta terminaremos no mesmo lugar que começamos. Pois é, ao longo da existência muitas vezes é necessário saber mudar a direção que estamos dando às nossas vidas, ou seja, adequar nossas metas às circunstâncias do momento e à mudança da realidade. Talvez por isso o poeta Mário Quintana afirmava que a linha curva é o caminho mais agradável entre dois pontos e que a linha reta é uma linha sem imaginação

A LÍNGUA RESISTE PORQUE É MOLE. OS DENTES CEDEM PORQUE SÃO DUROS: trata-se da flexibilidade. A flexibilidade psicológica fundamenta-se na capacidade humana de ampliarmos nosso olhar frente às situações. Pessoas rígidas tendem a terem dificuldades maiores em se adaptar e a se ajustar às mudanças da vida, sejam elas normativas (ciclo de vida) e/ou acidentais.

FRACASSAR NÃO É CAIR, MAS SIM RECUSAR-SE A LEVANTAR: tal ditado nos remete à nossa capacidade de resiliência, que, por sua vez, significa a capacidade que temos em resistir às pressões sem quebrar, isto é, sem descompensar. É o famoso levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. 

Joaquim Cesário de Mello

Nenhum comentário: