segunda-feira, 13 de abril de 2020

DIÁRIO DE AULA - CLÍNICA I: EFEITO CARAMBOLA


Carambola é uma denominação de um certo tipo de jogo de bilhar. Um jogador consegue uma carambola quando, batendo sua bola com o taco, conseguir acertar as outras duas existentes na mesa. Vide vídeo abaixo:




Psicoterapia Focal: O Efeito Carambola



Em 1995 a psicóloga e psiquiatra Vera Lemgruber lanço um livro denominado Psicoterapia Focal: o efeito carambola. Nele ela associa os mecanismos psicológicos de potencialização dos ganhos terapêuticos em um trabalho focalizado. O que ela denomina de efeito carambola é uma mudança na pauta comportamental, cognitiva e emocional do cliente frente a uma dada situação-problema, resultado do trabalho elaborativo psicológico proveniente da psicoterapia, que se espalharia para a pauta comportamental, cognitiva e emocional do mesmo como um todo. É como se houvesse uma mudança no script habitualmente usado pelo sujeito para lidar com os enfrentamentos normais e/ou acidentais da vida e seus estresses, assim como na maneira como ele percebe e interpreta às situações da existência. Em outras palavras, é como se houvesse um novo rearranjo interno no indivíduo, transformando-o além do que se foi trabalhado focalmente.

Exemplo (sinuca): quando se taca com a bola branca visando à amarela, essa colocada em movimento toca em outras bolas (vermelha, azul, verde, preta...) que também vão se movimentar. As bolas se espalham na mesa de sinuca, e a configuração das mesmas (gestalt) passa a ficar diferente. 

O livro acima referido encontra-se para download em : https://pt.scribd.com/document/338867251/Psicoterapia-focal-O-Efeito-Carambola

Para melhor compreensão, veja os seguintes slides em: https://pt.scribd.com/document/338867251/Psicoterapia-focal-O-Efeito-Carambola

Nenhum comentário: