sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DIÁRIO DE AULA: EDIÇÃO ESPECIAL









Com base no último texto publicado em DIÁRIO DE AULA  (06/11) responda VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):

(              ) a estrutura familiar é um conjunto de exigências funcionais que organiza a maneira pelas quais os membros da família interagem

(              ) a família pode ser vista como um sistema que opera através de relações transacionais

(              ) embora a família seja uma unidade social ela não é uma unidade emocional

(              ) consideram-se fronteiras familiares o limite onde ocorrem as interações relacionais e que definem o acesso e/ou restrição ao interior do sistema ou subsistema. A fronteira, portanto, é uma espécie de barreira invisível que regula os contatos afetivos.

(              ) dentro de um sistema familiar pessoas emocionalmente próximas prestam apoio mútuo e suas fronteiras individuais são difusas

(              ) a função das fronteiras intersistêmicas é garantir as diferenciações dos subsistemas e de seus membros de modo que os subsistemas inseridos em um sistema mais amplo sejam separados pelas mesmas, propiciando as interações entre eles.

(              ) as fronteiras intersistêmicas difusas são típicas de famílias desligadas, também chamadas de famílias cismáticas ou fragmentadas.

(              ) o processo de individuação dos membros familiares se relaciona com a diferenciação emocional dos demais membros.

(              ) em uma família aglutinada as fronteiras intersistêmicass são rígidas, não permitindo proximidade afetiva e troca de intimidade entre seus membros.


(           ) para garantir a funcionalidade da família, as fronteiras devem ser concomitantemente bem definidas e ao mesmo tempo permeáveis, capazes assim tanto de preservar a individualidade quanto a coesibilidade, e permitir as transações afetivas no sistema.

Nenhum comentário: