sábado, 23 de novembro de 2013

GARIMPEIROS DE AMANHÃS


"E amanhã eu vou ter de novo um hoje"
(Clarice Lispector)



Alguém poderia dizer que o futuro é um lugar que não existe, pois quando lá chegamos não é mais futuro, mas sim sempre presente. O filósofo Louis Althusser, em sua trágica autobiografia, titulou a mesma de “O Futuro Dura Muito Tempo”. Sim, por esta perspectiva o futuro dura muito tempo: a eternidade de uma existência. Ou como consta na Wikipédia, o futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Enquanto vida houver, haverá futuro. Mas a vida não é uma sequência infinita de agoras. Nela há o tempo único que é o espaço de tempo onde nasce, reside e se move a vitalidade de um ser. Esta pequena temporalidade de uma existência é como uma estrutura que se organiza de tempo passado, tempo presente e tempo futuro. Já escrevia o também filósofo Jean Paul Sartre (“O Ser e O Nada”), em relação a esta síntese: “encontraremos, em primeiro lugar, este paradoxo: o passado não é mais, o futuro ainda não é, quanto ao presente instantâneo, todos sabem que ele não é tudo, é o limite de uma divisão infinita, como o ponto sem dimensão.
     Quando Heidegger indaga: que é ser?, percebe que a entidade humana se destaca dos demais seres vivos, pois é capaz ele mesmo de questionar o ser. O ser humano, chama Heidegger, é um “ser-aí”, um ente que existe de imediato no mundo, um Dasein. Todos nós, seres humanos, somos uma história que está ocorrendo e se cumprindo. Somos seres de história e, portanto, somos igualmente um ser que aqui está para a morte. Mas a morte está sempre a frente de quem vive, lá no derradeiro e último futuro do sujeito. Embora caminhemos para ela, não morremos ainda. Estamos vivos. Continuamos. No lugar do tempo ontológico e linear das coisas, Heidegger nos propõe a temporalidade do sentido do ser do Dasein. Tanto o futuro quanto o passado não existem como forma determinada, pois o amanhã é expectância e o passado é lembrança, ou mais precisamente, o significado que damos a elas.  
        O futuro, para onde continuamente caminhamos, é o horizonte do ser. A cada horizonte alcançado, novo horizonte nós temos pela frente. Conquanto vivamos sempre no presente, marchamos incessantemente para o amanhã. O amanhã de hoje é o presente do amanhã, assim como o presente de agora será o ontem do porvir. Se o presente é sempre o estar aí, no presente do futuro ele se achará envelhecido.
                O economista e filósofo Eduardo Gianotti, em seu livro “O Valor do Amanhã”, trata do viver presente em relação ao futuro como uma inevitável operação de juros e troca, só que não é uma troca em ternos financeiros ou econômicos, mas uma troca em termos intertemporais. Escreve ele:  A vida é breve, os dias se devoram e nossas capacidades são limitadas... A tensão entre presente e futuro – agora, depois ou nunca – é uma questão de vida ou morte que permeia toda a cadeia do ser. Os juros, relaciona Gianotti, é o prêmio de quem soube esperar e aceitou adiar a realização de seus desejos para o futuro; já para quem optou pelo agora tão somente os juros é o custo de sua pouca paciência. Neste sentido assim exposto, há os credores (os que se limitaram no presente e pouparam para o futuro) e os devedores (os que gastam logo os recursos que poderiam utilizar mais adiante).
Acima dizia que o futuro dura a eternidade de uma existência. Sim, o futuro é o amanhã que está sempre porvir. Mas, lembremos, a cada dia estamos um pouco mais perto do incerto, porém inevitável, do último presente onde não haverá mais futuro. Ou como dizia o escritor português e Nobel de Literatura, José Saramago, de repente, o futuro tornou-se curto. Verdade, a vida passa, a vida, esta vida que cada um de nós vive, um dia acaba. Vivamos o instante sorvendo dele o que dele podemos sorver, mas não esqueçamos que a vida, ainda que passageira, não é feita num instante. 
            Somos inconstantes e mutáveis, e nesta nossa flutuação existencial vamos construindo, dia-a-dia, o futuro, pois, como afirma o escritor futurista americano Alvin Toffler, cada evento influencia todos os outros. O célebre pensador chinês Confúcio já nos ensinava, há mais de quatro séculos antes de Cristo, que se quisermos prever o futuro devemos estudar o passado. Por minha vez, entendo que o passado nos trouxe até o aqui-agora, e o aqui-agora nos levará ao futuro, incerto e indefinido, mas que traz as sementes e marcas do seu passado. Ou como dizia Gandhi: "o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente".
Olhemos, pois, ao redor, companheiros de caminhada, o terreno ainda é fértil. Plantemos sementes e reguemos cotidianamente, uma vez que mais adiante ela possa ser a árvore que nos sombreia quando  então estivermos já cansados. Não é à toa que quando nos despedimos de alguém no agora dizemos "até amanhã". E é no amanhã que minha despedida de hoje se encontra e se afirma. Quero-a como nos versos do poeta luso Eugénio de Andrade:

"Sei agora como nasceu a alegria, 
como nasce o vento entre barcos de papel, 
como nasce a água ou o amor 
quando a juventude não é uma lágrima. 

É primeiro só um rumor de espuma 
à roda do corpo que desperta, 
sílaba espessa, beijo acumulado, 
amanhecer de pássaros no sangue. 

É subitamente um grito, 
um grito apertado nos dentes, 
galope de cavalos num horizonte 
onde o mar é diurno e sem palavras. 

Falei de tudo quanto amei. 
De coisas que te dou 
para que tu as ames comigo: 
a juventude, o vento e as areias". 


Até amanhã...



(dedico este texto aos meus companheiros e companheiras de jornada)

Joaquim Cesário de Mello

Nenhum comentário: