quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ESPAÇO DO COLABORADOR

Faxina do cotidiano.


Fiz uma faxina no meu quarto e enquanto organizava tudo comecei a pensar na vida. Tinha poeira por todo canto. Estava uma bagunça. Quando olhava para tudo aquilo me sentia desorganizada também. Então, decide limpar tudo. Iniciei tirando as coisas do lugar. Joguei muita coisa fora. Tinha tanto entulho. Coisas que acumulei. Vi que muita coisa não servia mais. Brincos sem pares. Papéis rasgados. Rabiscos sem sentido. Papel velho. Caixa de remédio. Objetos ultrapassados. Coloquei tudo em uma sacola e sacudi no lixo.

Quantas coisas acumulamos ao longa da vida? A maioria é inútil. Serve apenas para ocupar lugar e não possibilitar que outras coisas surjam. A novidade fica afastada por não ter mais espaço de tanta porcaria entulhada. Para quê acumulamos tanta coisa desnecessária na vida? A existência se torna pesada. Fechada. Congestionada.



Quando organizava a bagunça do meu quarto encontrei algumas coisas que não lembrava mais. Estavam largadas e escondidas pelos cantos do cômodo. Roupas caídas atrás da cama. Um colar antigo. O perfume. Documentos espalhados entre papéis emprestáveis. Coisas que juntava desde a infância mas nem recordava. Alguns juntei e despejei no lixo. Não me serviam mais. Estavam apenas ocupando lugar. Acumulando entulho. Outros guardei. Eles eram úteis.

Quantas coisas importantes esquecemos ao longo da vida? Algumas ainda são úteis para o presente, outras nem tanto. Tanta coisa boa soterrada pela quantidade enorme de inutilidade que juntamos no viver. Saber notar aquilo que ainda pode te servir no presente e o que não. Abrir mão do que não precisamos mais apesar de ter sido bom em outro momento. Quantas coisas perdemos no meio da desorganização que fazemos da vida?

Tive uma surpresa ao perceber a quantidade de moeda que tinha espalhada pelo quarto. Parecia até ser uma caça ao tesouro. No meio daquela poeira e bagunça encontrei algo valioso. Quantas coisas maravilhosas podemos encontrar na confusão da existência? Saber recolher tesouros a partir do caos é fundamental para o crescimento.

Não foi fácil limpar tudo. Durante o trabalho espirrei bastante e senti falta de ar. Era muita poeira. Porém, sabia que era necessário. Precisava limpar tudo, pois não aguentava mais tanta bagunça. Quantas vezes precisamos ao longo da vida ser fortes para ultrapassar ou alcançar algo? É preciso esforço para existir. É difícil, mas quem foi que disse que deveria ser fácil?

Hoje arrumei meu quarto e um pouco de mim.



Andreza Crispim

Nenhum comentário: