sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VALE A PENA VER DE NOVO


DOIS POEMAS


25 ANOS



AVE URBANA


Ameaçou um canto
que era mais que um canto,
era um grito.
Empinou o bico
com inútil arrogância
agitando as penas
como se fosse feliz.
       
             Olhou o mundo         
             que flutua por detrás da janela,
             abriu as asas   
             um tanto desacostumado
             e num último arrebatamento
             chocou-se entre as grades.
             Resignado,
             recolheu-se a seu canto habitual
             e fechando as asas e os olhos
             sonhou grandes voos.
                                                                       (1982)


  
NOTURNO Nº 01



                   Há tanto convivo com tantas noites
                   que me creio muitas vezes
                   construído apenas de escuridão.


                    Minhas noites não são feitas
                    de vampiros, monstros ou fantasmas,
                    minhas noites são feitas de ausências e vazios
                    por onde percorro como um predador
                    a espreitar as nódoas cinzas de mim mesmo.


                        A única assombração que me assombra
                        é esta pálida sombra que reflito,
                        e que na claridade que me habita fora
                        desconhece-se dela qualquer indício.


                        Sou tão cheio de noites partidas do dia
                        que já nem sequer vejo minhas beiradas
                        e embotado sigo em meus mistérios
                        como quem inútil corta a obscuridade
                        com o fio cego de uma navalha gasta.


E lá no fim,
por detrás de todos meus silêncios tristes,
escuto a voz presa e frágil que me diz:
“estou cansado”.

Quisera, pois, antes do instante
em que a noite não mais se encerra,
ver um dia, ao menos um dia,
o arder nos olhos da luminosidade amarela
do sol.
                                                          (2007)
(originariamente publicado em 31/08/2013)


                                      Joaquim Cesário de Mello


        
                       
                                                                      



                                                         

Um comentário:

rotina criativa disse...

Belos poemas. O Segundo é bem tocante ...