terça-feira, 30 de outubro de 2012

LITERALPÉDIA


AURIS NESCIUS
OU
BEÓCIOS & PAPALVOS

Quer parecer sabido e erudito frente aos demais?,então lembre-se do dito popular que diz que em terra de cego que tem olho é rei. Como muitas vezes á fácil enganar a plebe não se precisa de olho, mas sim de um palavreado rocambolesco e pseudo-erudito. Assim vejamos como é chic e aparentemente profundo tal assertiva:

No drama da relação do eu com o ele o sujeito da mimese frente a um só parceiro de si mesmo é constituído pela antinomia do assexuado e do polissexuado. Dentro do caracterológico de onde se desenvolve a duplicidade especular tem-se a polifonia intersubjetiva entre a alegoria com que se reveste o adstrito e sua imagem invertida. O escutante recusa-se, assim, o seu lugar de demandado propondo em troca a interrogação aberturizante da demanda do Outro. Com isto adentra-se ao fundamental do fundamentado e aponta a não alienação ante o incoercível e envolvente tormento das palavras ante a falaz estabilidade medusiante da narrativa de uma linguagem que se constrói como só sua. E nesta carência de efeito metafórico provoca-se um furo na significação fálica e a verwerfung transmuta-se em uma foraclusão do significante. Por isto convém auscultar aquele que fala, quando se trata de uma mensagem que não provém do sujeito para-além da linguagem, mas de uma retórica visceral que representa e é acima de tudo uma fala para-além do sujeito discursivo”.
            Não entendeu? Nós muito menos. Todavia o Literalpédia buscará ajudar quem necessita do recurso palavroseante para se aparentar sábio, dando alguns termos que quando bem usados fará do seu discurso um sucesso. Vamos lá, portanto:

Dasein = o ser-aí ou o ser-no-mundo (Heidegger). Pronuncia-se: "de-se, ein?".

Eidética = Doutrina da essência geral, abstrata, das coisas; dos significados ideais; do "ser assim" em contraste ao "ser" simplesmente. O problema em usar tal termo é alguém entender como algo relacionado a AIDS.

Infinitesimal = extremamente pequeno (assim como a bagagem léxica e cultural de quem perde tempo ouvindo discurso impregnado de imposturas intelectuais)

Espectro animal = diversidade animal. Na nossa fauna e flora humana tem de tudo.

Neuroetologia: disciplina científica que faz uma aproximação evolutiva e comparativa ao estudo do comportamento animal e do seu controle pelo sistema nervoso. Normalmente quando dizemos que algo é científico a coisa fica com ar de mais séria.

Etológico: Etologia significa estudo do comportamento animal (não confundir com o estudo dos tolos).

Imprinting: aprendizagem que ocorre em uma determinada fase da vida (obs: o povão adora palavra em inglês).

Das ding: “Ainda que não seja representável, das Ding é aquilo em torno de que se constituirão todas as representações. É nessa irrepresentabilidade de das Ding, ou na morte da Coisa, que reside a possibilidade de representar, no sentido de tornar novamente presente algo que foi irremediavelmente perdido”. Entenderam? Então nos explique que nós não entendemos bulhufas.

Glossário = espécie de dicionário. Se fosse Cebolinha falando seria "uma coisa grossa".

Cerne da questão: expressão bonita, não? Use-a.

Hermenêutica: interpretação de texto. É necessário a hermenêutica da hermenêutica.

Imanência: inerente, perdurável, permanente, assim como a imbecilidade humana.

Antinomia: contradição entre dois princípios, como por exemplo os princípios do LiteralMENTE x Literalpédia.

Escopo: Não, não é um copo que deixou de ser copo. Significa propósito, objetivo.

Episteme: Não se trata de creme para pele, mas sim conhecimento baseado na observação experimental.

Prosopopéia: Figura de linguagem que atribui características humanas a outros seres ou coisas inanimadas, como o Bob Esponja acima.

Fenecer: é mais erudito do que simplesmente dizer “morrer”.

Prescrutar: procurar, revirar (cuidado apenas para ao falar a palavra não enrolar a língua, pois pega mal).

Anacrônico: antiquado. Lembre-se que antiquado vale muito, ao contrário de velho que num vale nada (os autores do Literalpédia, por exemplo, estão ficando cada vez mais antiquados).

Lagestätten: tem a ver com armazenamento, preservação ou algo que o valha. Dizem que a melhor forma de falar “lagestätten” é colocando um ovo cozido bem quente na boca e dizer “large o tatá”.

Niilismo: esta é batata: o pessoal num entende nada.

Platônico: é sempre chic dizer que alguma coisa é platônica, embora Platão nunca tenha sequer feito menção.

A priori, a posteriori: tem de usar, não importa se será a priori ou a posteriori.

Sustentabilidade do sujeito descentrado = expressão intraduzível, mas que soa bem ao falar soa, né?

Abissalpelágico: tem a ver com profundidade oceânica. Talvez dê pra usar pra falar da profundidade da alma. Vai ficar profundo.

Plactônico: termo advindo da ecologia. O que tem a ver com psicologia não sabemos, mas se dê pra falar fale. Pode ser que alguém entenda que se refere a Platão.

Logorréia: parece nome de doença venérea. Dependendo da plateia é melhor não usar.

Pré-socraticamente falando tudo que é sólido se desmancha no ar: expressão bombástica e impactante, Agora, o que Karl Marx tem a ver com os pré-socráticos é outra história.

Incólume: arrume uma brecha no discurso para por incólume e você sairá incólume da palestra.

“Anorexia do desejo”: colocamos no Google entre aspas e não apareceu nada.

Opilativo: que causa opilação.

Indelével = indestrutível.

Sub-reptício: tem nego que adora, porém se faz necessário deixar claro que nun tem nada a ver com cobra, lagartixa, calango,  minhoca e outros répteis.

Efêmero: fugaz (num sabe que é fugaz? Então vá ao dicionário. Depois aproveite e use fugaz em frases tipo: a efemeridade fugaz da vida).

Solilóquio: que significa exatamente o que um palestrante faz quando utiliza de tais palavras.

Inócuo: mesmo que seja uma palavra inofensiva, usar inócuo dá uma profundidade superficial interessante.

Supérfluo: desnecessário e dispensável alertar que não tem relação com pasta dental.

Nefando: abominável e execrável como um discurso que usa nefando.

Perscrutar: fica bem bonito usar em expressões como “perscrutar a alma humana”.

Loquaz: facundo, gárrulo, palrador, verboso (os sinônimos são até mais loquazes)

Sinecura: se o expectador for metido a erudito talvez traduza como: sem (sine) cura.

Tumissência: termo inventado pelo Literalpédia, ainda sem definição ou sinônimo. Aceitamos sugestões.

            E antes de encerrarmos nossa verborrágica erudição inútil. Não esqueçamos que utilizar latim dá charme e distinção a qualquer transcursão o altitudo! Que tal, pois: “Vóbis (vós) ne quiedem (sequer) animum adverto (notam) quae (que) sum (estão) stuitus (bobos). Solum (apenas) mentiri dicere quisquam (qualquer coisa) difficilis que docens se fieri (transformar) in sapiens. Quid inde (então), obliviscor (esqueçam) ea (o) quae (que) magister dixit (mestre falou).


         No final de uma palestra onde se vomitou tamanha "sabedoria" você pode dizer: "enganei o bobo na casca do ovo".

         Fui...


Nenhum comentário: