quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SIMULADINHO - KLEIN e WINNICOTT

(Prefeitura de Sengés/PR-2012)

O conceito proposto por Melanie Klein trata de um mecanismo do ego, que constitui a defesa mais primitiva do bebê, em que o alvo das pulsões eróticas e destrutivas dividem-se em objeto "bom" e objeto "mau", que terão destinos independentes no jogo das introjeções e das projeções:

A ( ) Reação circular;
B ( ) Feeling-into;
C ( ) Clivagem do objeto;
D ( ) Inspeção alfandegária;
E ( ) Confrontação.

O bebê, para Winnicott, no estágio em que vive a primeira “mamada teórica” ainda não pode dizer "eu sou", pois não teve um nascimento psíquico ou acontecimental, o que ocorre somente no próximo estágio chamado de:

A ( ) Instalação do si – mesmo;
B ( ) Dependência absoluta;
C ( ) Independência relativa;
D ( ) Reinstalação do si mesmo;
E ( ) Independência absoluta.

(UERJ-2013)

A posição depressiva é uma aquisição que pertence à idade do(a):

a) desmame
b) marcha
c) sonho
d) fala

(Univ. Fed. Mato Grosso/2013)

Assim como Bock (2001) afirma a existência de Psicologias, a Psicanálise também pode ser considerada como Psicanálises. A coluna da esquerda apresenta teóricos da Psicanálise, e a da direita, conceitos relativos a cada autor. Numere as colunas abaixo:

1 - Sigmund Freud  
2 - Winnicott
3 - Melanie Klein

(  ) O ser criativo e a possibilidade de utilizar a personalidade integral   somente podem ser atingidos pelo brincar. A descoberta feita pelo indivíduo do seu eu (Self) somente se dá sendo criativo.

(  ) Concebe o funcionamento psíquico a partir de três pontos de vista: tópico, econômico, dinâmico.


(  ) Escolheu o termo Posição para dar ênfase ao fato de que o fenômeno descrito não era simplesmente um “estádio” passageiro ou uma “fase”, o termo escolhido implica uma configuração específica de objeto, ansiedades e defesas, que persistem durante toda a vida.

Nenhum comentário: