quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

RESUMO DO CURSO

Este espaço é reservado para apresentação de resumos do curso de férias ref. PSICOLOGIA CLÍNICA PARA CONCURSO, que estamos desenvolvendo presencialmente no IAF (Instituto Integrado de Apoio à Família) durante o mês de janeiro. Os resumos a serem posteriormente publicados acompanharão as temáticas apresentadas no transcorrer do curso. Tem objetivo subsidiar tanto o curso em si quando municiar o futuro candidato em suas provas públicas. Espero, assim, poder estar contribuindo com todos que se esforçam para melhor galgarem um espaço na vida profissional. Vamos lá...

FREUD

- PRIMEIRA TÓPICA (Modelo Topológico):

BIZU: a visão do funcionamento mental da primeira tópica freudiana expõe a mente como que dividida em Consciente (e Pré-consciente) e Inconsciente. A imagem que ele faz é a de um iceberg, onde o Consciente é parte superficial e visível, sendo a parte submersa o Inconsciente de onde emanam as forças propulsoras do comportamento humano.



SISTEMA
PRINCÍPIO
PENSAMENTO
Inconsciente
Do Prazer
Processo Primário de Pensamento
Pré-consciente
De Realidade
Processo Secundário de Pensamento
Consciente
De Realidade
Processo Secundário de Pensamento





FIXAR: a visão do funcionamento mental da primeira tópica freudiana expõe a mente como que dividida em Consciente (e Pré-consciente) e Inconsciente. A imagem que ele faz é a de um iceberg, onde o Consciente é parte superficial e visível, sendo a parte submersa o Inconsciente de onde emanam as forças propulsoras do comportamento humano.






SEGUNDA TÓPICA (Modelo Estrutural)

ID
Parte primitiva da mente. Fonte dos instintos, impulsos e de toda energia psíquica.
EGO
Parte da mente que lida com o mundo externo e a realidade (função mediadora entre o mundo interno e o mundo externo). Mecanismos de defesa (inconsciente)
SUPEREGO
Parte da mente cobradora (valores, moral, cultura e ideais).
SUPEREGO
O SUPEREGO se subdivide em SUPEREGO PROPRIAMENTE DITO (valores morais e culturais/internalização das figuras parentais), EGO IDEAL (herdeiro do narcisismo primário) e IDEAL DE EGO (herdeiro do narcisismo das figuras parentais)
* * *
BIZU: o EGO IDEAL é o resquício da época em que a mente se achava onipotente, autossuficiente e perfeita (período infantil narcisista do psiquismo rudimentar), enquanto o IDEAL DE EGO, por sua vez, é herdeiro das exigências narcisistas dos pais ou seus substitutos. O SUPEREGO, como estrutura consolidada ao final da fase fálica, é denominado de “herdeiro do complexo de édipo. 
* *  * 

DICA a primeira tópica é chamada de Teoria Topológica e a segunda de Teoria Estrutural
PRIMEIRA TÓPICA
SEGUNDA TÓPICA
Consciente
Pré-consciente
Inconsciente
Id
Ego
Superego


MECANISMOS DE DEFESA






O EGO para poder lidar com os impulsos do ID e com a realidade, além do SUPEREGO  e suas exigências desenvolve mecanismos de defesa, com a finalidade de aliviar a mente do estado de tensão e ansiedade que tais conflitos proporcionam. A segunda tópica representa um modelo triádico, estando as três estruturas (EGO, ID e SUPEREGO) em um verdadeiro jogo de forças e antagonismos. Os principais mecanismos de defesa são: negaçãoprojeçãointrojeçãoracionalizaçãoisolamentorepressãoformação reativa e sublimação
Vide slides abaixo

http://pt.slideshare.net/Anaruma/a-psicanlise-e-os-mecanismos-de-defesa-do-ego

Nenhum comentário: