domingo, 24 de maio de 2020

DIÁRIO DE AULA - FAMÍLIA: HERANÇA PSÍQUICA

Herança Transgeracional – Constelações Familiares em Florianópolis ...





Sabemos que biologicamente um organismo passa à sua descendência informações codificadas (código genético) e tal geração adquire ou torna-se predisposta a receber características semelhantes da geração que a antecedeu. Será que o mesmo pode ocorrer psicologicamente? Tudo indica que sim. Aliás, a questão não é tão nova assim, afinal já no início do século passado tanto Freud como Jung, cada um a seu modo e maneira, já apontava para isso. Freud ao falar em Superego e Jung ao falar em Arquétipos. Melanie Klein também abriu mais ás portas do assunto ao propor seu conceito de "Identificação Projetiva".

Intergeracionalidade: uma experiência praticada em um Centro-dia ...
Hoje compreendemos que o sujeito humano não é somente sujeito do seu inconsciente individual, mas também de uma espécie de Inconsciente Intersubjetivo. Se formos ficar ao "pé-da-letra" diríamos que o sujeito pulsional (de que tanto falava Freud) ou das relações objetais (que tanto falava Klein) é um sujeito sem um outro real (outro sujeito, com seus desejos, pulsões, ideais, inconsciente, etc). Para que se possa melhor compreender a temática intergeracional e transgeracional é necessário ter em mente a ideia de vínculo entre uma mente (criança/filho) e outra mente (mãe/pai). O psicanalista francês René Kaës já dizia que viemos ao mundo tanto pelo corpo quanto pelo grupo (família), e o mundo é corpo e grupo. Como disse aula online passada, o nós antecede o eu, aliás, o eu nasce dentro do nós

Trauma transgeracional: você sabe do que se trata?Pelo acima exposto, percebe-se que somos fundados em uma cadeia psicogenealógica que em muito contribuirá na constituição de nossa subjetividade. Não dá pra entender o indivíduo humano sem entender a teia da vida que o cerca e que lhe antecede, Como realmente entender o indivíduo humano, sem entender a geração que lhe criou (pais/família) e a geração que criou a esta geração (pais/família dos pais/família do filho)? Realmente, estudar a psiquê humana é algo muito complexo, profundo e amplo. Não se resume o psiquismo humano a apostilas, capítulos avulsos de livros de organização, entrevistas de ditos especialistas em revistas/televisão/sites/lives, palestras ou aulas de uma hora e pouco, ou filmes hollywoodianos, por exemplo. 

transgeracional Archives - PhysioquantumTransmite-se heranças familiares positivas e/ou negativas. Transmite-se falas, tradições, costumes, assim como também silêncios, segredos velados, traumas e complexos. Como escreve a psicóloga e psicanalista Ângela Piva, em seu livro Transmissão Geracional (disponível para leitura no Google books), "os acontecimentos familiares são atravessados por múltiplas vivências. Alguns são representados, recordados; adquirem a condição de história. Outros não chegam a alcançar esse estatuto representacional e a experiência vai-se manter como um fragmento desligado que não pode simbolizar-se e que irá se alojar em algum outro  sujeito, em alguma outra geração, pois o desligado pode atravessar s gerações e transmitir sua qualidade traumática". Parafraseando o pediatra e psicanalista Donald Winnicott (There is not such a thing as a baby), decididamente não existe essa coisa chamada de psiquismo individual. Afinal, se bebê sozinho não existe, psiquismo sozinho também não. 

Herança filogenética ou Transgeracionalidade - Jonia Ranali ...Todos sabemos o quanto as relações matrizes que se estabelecem com a família em que se nasce são as mais importantes da vida e vão influenciar sobremaneira o psiquismo e o comportamento pelo resto da existência inteira. Como diz o terapeuta familiar Moisés Goisman, "o hoje é o ontem com outro cenário, outra roupagem, outros personagens, só que a essência é a mesma". É, quem sabe, num tava certo Belchior ao cantar que somos os mesmos e vivemos como nossos pais?

Até na Bíblia temos, "os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram" (Jeremias 31:29). Pois é, a transgeracionalidade refere-se à cadeia de transmissão de significados que é legada de geração em geração, e inclui ideais, mitos, falas, dores afetivas, silêncios, regras, modelos de identificação. Algo que transpassa ao meros comportamentos aprendidos. 

Para quem se interessar em se aprofundar as profundidades e entranhas do psiquismo humano, dentro desta temática e perspectiva, sugerimos:



Nenhum comentário: