quinta-feira, 27 de novembro de 2014

DIÁRIO DE AULA - FÉRIAS






Mais um semestre letivo se encerra. A vida continua. Foram quatro meses, afora fatores extra-sala, agradáveis de compartilhamento com novas pessoas, novas turmas e, quiçá, novos futuros colegas e amigos. Deparei-me com uma turma (sétimo período) diferenciada, principalmente no sentido de simpatia e compromisso. De um modo geral, são pessoas que demonstraram interesse no que estudam e, principalmente, curiosidade, muita curiosidade no conhecer e caminhar pelos labirínticos mistérios da alma humana. Como dizia o grande mestre Bertrand Russell, "o que é necessário não é a vontade de acreditar, mas o desejo de descobrir". O próprio Russell ensina a necessidade de aprender a desaprender. Faço aqui minhas as palavras do emérito professor Peter Druker: "as pessoas atualmente devem possuir a capacidade de aprender, desaprender e reaprender".

Neste período, nesta turma, individualmente conheci pessoas que, com certeza, chegarão lá. Lá que eu falo é a realização de seus sonhos profissionais. Alguns darão grandes psicólogos, muitos deles, provavelmente, diferenciados. É fundamental - e vejo neles - a lealdade consigo mesmo, com seus projetos, suas aspirações, anseios, desejos e ideais. Faço aqui de mim também as palavras do psicanalista Hanz Kohut: "enquanto nossas ambições nos empurram, nossos ideais nos puxam".

Na célebre aula inaugural da cadeira de semiologia do Colégio de França Roland Barthes professava que "Há um tempo quando se ensina aquilo que se sabe. Mas há um tempo que se segue quando se ensina aquilo que não se sabe. Talvez agora chegue o tempo de outra experiência: a de desaprender, quando a gente se permite estar à merce das transformações imprevisíveis que o esquecimento impõe à sedimentação de todos os tipos de conhecimentos, de culturas, de crenças....nenhum poder, uma pitada de conhecimento, uma pitada de sabedoria, e o máximo possível de Sabor..."

Obrigado agora velhos alunos (estudantes). Você contribuíram para me ensinar a desaprender mais para mais reaprender. Continuem assim, inspirando seus professores a amar sua profissão. Mantenham sempre a chama dessa instigante curiosidade e nunca aceitem fácil as verdades que parecem fáceis. Como já escreveu William Ward, "a curiosidade é o pavio na vela da aprendizagem". Com vocês confio no futuro e, por isso, tô com vocês e não abro.



Pelo acima exposto, decidi manter no período de férias (todas as quartas-feiras) a coluna Diário de Aula. Durante nossas ausências na faculdade ela receberá o título de DIÁRIO DE FÉRIAS, e versará sobre os assuntos da Psicologia em geral, mormente aqueles suscitados no dia-a-dia da prática clínica quando lidamos com pessoas reais e seus problemas, conflitos e sofrimentos reais. Quem tira férias são os alunos escolares (aqueles preocupados com notas e faltas). Os estudantes continuam vida afora estudando, sempre. E sempre, como sempre, a vida continua...
Até próxima quarta
Joaquim Cesário de Mello

8 comentários:

Unknown disse...

Professor, muito obrigada por nos ensinar a construir, desconstruir e reconstruir, por nos permitir te conhecer e por se permitir nos conhecer. obrigada pelos quatro meses de aprendizado e amizade que foi construída reciprocamente. um beijo grande!

Anônimo disse...

Joaquim Cesário sempre com belas palavras e que se encaixam levemente em seus conteúdos.
Obrigada por fazer parte da nossa trajetória!
Minha eterna admiração

Ass: Sofia Apolônio

Carolina Barroco disse...

Joaquim, o tempo passou voando. Nossa turma, com certeza, gostaria de passar mais 4 anos aprendendo contigo. São aprendizados que nunca se encerram, levaremos para o resto de nossas vidas. Seu papel como professor é belo, admiro o modo como conduz a disciplina, uma disciplina marcante em minha vida acadêmica e pessoal. Descobri e ainda venho descobrindo muito!!! Após trabalhar alguns temas em sua disciplina me vejo mais ainda como psicóloga. Digo que tudo aconteceu dessa forma porque você fez com que isso acontecesse. E pra mim, não poderia ter sido melhor. Parabéns por ser esse professor amigo, divertido, sábio e compreensivo. Sou muito brincalhona na maior parte do tempo, mas aqui estou me abrindo e revelando que ao final dessa disciplina um enorme sentimento de gratidão invade meu ser.
A gente se reencontra na clínica.
Um grande abraço e, mais uma vez, parabéns e obrigada!!!

Sportmecil disse...

Uma cadeira com um conteúdo tão extenso para ser dada em apenas 4 meses só poderia ser ensinada por um grande professor. Em termos de conteúdo, o que parecia complexo ia cada vez mais se simplificando, graças a didática bem estruturada e e acima de tudo esclarecedora. Tenho certeza de que todos aqueles que passaram por ela e que tiveram a honra de serem ministrados pelo professor Joaquim jamais se esquecerão. Ademais, seu jeito extrovertido e muitas vezes zuero, não passavam de uma tática perfeita de transmitir os conteúdos, e o melhor disso é que tudo ocorria naturalmente. Pondero que todo curso de psicologia que se preze deve ter em seu corpo docente no mínimo um professor com as características semelhantes a Joaquim Cesário, pois ter a capacidade de ensinar dessa forma num curso que lida com o sofrimento humano é digno de admiração, maestria e muito talento. Muito obrigado, Joaquim Cesário, em meu nome e da minha turma do sétimo período de psicologia 2014.2 da Faculdade Frassinetti do Recife. Toda felicidade pra você e continue ensinando desse jeito.

Deb disse...

Professor,

Lindas palavras, me tocou bastante e me motiva ainda mais a seguir este caminho que escolhi.
Obrigada pelos 4 meses de aprendizados, risadas e conselhos. Me espere que daqui a 6 meses estaremos juntos de novo.

Deb

Unknown disse...

Professor, gosteria de te agradecer pela paciência e pelo carinho com a turma. Foram poucos meses, mas o aprendizado é imensurável!!!
Cada palavra tua de incentivo nos ajuda a seguir em frente, firmes e com vontade de ser, cada vez mais, excelentes profissionais.

Abraços.

Unknown disse...

Prof.Joaquim, nós é que agradecemos o conhecimento proporcionado em suas aulas, sempre dinâmicas e irreverentes, cheias de conteúdos, que com certeza acrescentaram em muito a nossa jornada.Gostaria de ter mais professores assim, que demonstram a cada aula que amam o que fazem e que o fazem com propriedade. Obrigada! Abraços, Renata.

Unknown disse...

Professor, obrigada por tudo! Suas palavras nos dá incentivo à continuar firmes e fortes e a seguir em frente. Esses quatro meses foram bom demais!