sexta-feira, 5 de junho de 2020

DIÁRIO DE AULA - SISTEMA FAMILIAR


 “Todas as partes de um organismo humano, formam um sistema. 
Portanto toda parte é começo e fim” 
(Hipócrates)






A Teoria Geral dos sistemas foi criada pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy na primeira metade do século XX. Segundo ele “a família pode ser considerada um sistema aberto, devido aos movimentos de seus membros dentro e fora = de uma interação uns com os outros e com sistemas extra familiares (meio ambiente e comunidade)”. Também para Bertalanffy o “sistema é maior do que a soma de suas partes”.

Resultado de imagem para tipos de fronteiras familiares ...Dentro da concepção sistêmica, a família funciona como um circuito onde o comportamento de um dos seus membros afeta os demais membros, e vice-versa. Neste sentido, podemos ver a família como um todo complexo e integrado, no qual suas partes (membros) são interdependentes, exercendo entre si influências recíprocas (retroalimentação).

A família enquanto família é um sistema, mas enquanto parte da sociedade é um subsistema, isto é, faz parte de um sistema que lhe é maior (sistema social).

Pedagogía familiar sistémica y constelaciones familiares - Salud a ...Já os membros familiares, integrantes do composto familiar, são subsistemas do sistema familiar. Assim sendo, define-se SUBSISTEMA como uma unidade menor dentro do sistema. Por exemplo: díade pai-mãe, tríade pai-mãe-filho, irmãos (subsistema fraterno), avô-neto, etc. Até o indivíduo é um subsistema. Observem que dentro de um sistema familiar podem haver diversos subsistemas, entre eles o geracional, conjugal, gênero, hierárquico... Um mesmo indivíduo pode pertencer a diferentes subsistemas, em cada subsistema a que pertence tem papel, funcionalidade e níveis de poder variados.

Terapia sistémica y constelaciones familiares en Las Rozas ...Um sistema familiar, por sua vez, funciona e se sustenta em uma base estrutural. Um dos mais importantes criadores da Terapia Familiar, o argentino Salvador Minuchin (considerado o “Freud” da Terapia Familiar), desenvolveu a concepção estrutural/dinâmica da família. Para poder se observar a estrutura familiar, dizia Minuchin se faz necessário fazer um “mapa” da família. Sem esse mapa nos perderíamos dentro do contexto e jogo interpessoal dinâmico familiar.

A estrutura familiar, pelo acima exposto, é um conjunto invisível de fronteiras e exigências (regras) funcionais que organizam as maneiras pelas quais os membros da família interagem, criando padrões transicionais que regulam o comportamento dos membros da família. É necessário, portanto, conhecer as regras familiares, suas aliança internas e as fronteiras subsistêmicas e sistêmicas.

As fronteiras sistêmicas são aquelas que separam um sistema familiar de outro sistema. Já as fronteiras subsistêmicas são aquelas que separam um subsistema de outro subsistema.
As fronteiras podem ser rígidas, nítidas ou difusas. As fronteiras rígidas impedem a proximidade da intimidade, Já as nítidas permitem a troca de intimidades, enquanto que as difusas misturam as intimidades a ponto de sacrificar intimidade individual.

Como dizia Minuchin, “as fronteiras são o conjunto de regras que determinam quais serão os participantes de cada subsistema da família, são as fronteiras que protegem a distinção do sistema e garantem sua particularidade, possibilitando o funcionamento eficaz do sistema familiar. “As fronteiras de um subsistema são as regras que definem quem participa de cada subsistema e como participa. Para que o funcionamento familiar seja adequado, estas fronteiras devem ser nítidas”.
Família Disfuncional 01 – Modelo de Família Simbiótica ...


São duas as principais funções de um sistema familiar: propiciar o espaço de COESÃO (pertença) e estimular a INDIVIDUAÇÃO (autonomia de seus membro). Excesso de coesão compromete a individuação. Por sua vez, o excesso de individuação prejudica a coesibilidade grupal. Famílias muitos coesas são FAMÍLIAS AGLUTINADAS (SIMBIÓTICAS). Já famílias muito individualizadas (cada um na sua) gera FAMÍLIAS CISMÁTICAS (FRAGMENTADAS).

Sobre o assunto ver:  

Um olhar sobre a família na perspectiva sistêmica: o processo de comunicação no sistema familiar

As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo

Fixação de fronteiras: uma técnica utilizada na terapia familiar


Nenhum comentário: