domingo, 13 de setembro de 2015

A NAVALHA AFIADA DAS PALAVRAS

Resultado de imagem para palavra





Palavras machucam, agridem, acalmam, sossegam, enaltecem, informam, clarificam, denigrem, engrandecem, exaltam, ferem, instigam, escondem, revelam. As palavras tanto podem acariciar a alma como podem golpeá-la, cortando-a como se a alma fosse feita de carne. A alma pode se expressar de várias maneiras, mas é com as palavras e por meio delas que a alma encontra significado. Recita o poeta Alexandre O'Neill: "há palavras que nos beijam/como se tivessem boca". Porém as palavras também têm lá suas ambiguidades e ambivalências, como diz o também poeta Eugénio de Andrade: "com as palavras se amam/com as palavras se odeia. E, suprema irrisão, ama-se e odeia-se com as mesmas palavras".
Resultado de imagem para linguagem e pensamento
O silêncio também possui suas palavras, basta encontrá-las no momento propício e com a sensibilidade pertinente. Todo ser humano é em si mesmo um personagem em busca de um autor. O que há de humano no ser humano é precisamente a linguagem. Esta, através da palavra, é um ingrediente fundante e constituinte do sujeito. Para o psicólogo russo e pioneiro no estudo do desenvolvimento intelectual, Lev Vygotsky, o evoluir do pensamento humano está inseparavelmente ligado à palavra. Para Vygotsky organizamos psicologicamente a realidade em que vivemos mediante o pensamento verbal.
Resultado de imagem para timing
A palavra proferida tem também seu tempo e oportunidade. Já escreveu Dostoievski que "uma grande parte da infelicidade no mundo tem sido causada por confusão e fracasso de se dizer a palavra no momento certo". Todo bom psicoterapeuta sabe a importância do timing no tocante ao instante da intervenção verbal por parte deste. Palavras que buscam tocar na profundeza subjacente das vivências e experiências humanas tendem a mobilizar alguma ansiedade e certo desconforto. O chamado Ego do paciente deve estar preparando e fortalecido para lidar com tais questões e inquietações. Intervenções de tal porte devem ser colocadas em momentos psicologicamente oportunos - e aqui o que vale é o feeling (intuição/sentimento) do psicoterapeuta. Intervenções verbais antes do timing (tempo compatível) tendem a serem rechaçadas e causarem desconforto acima do tolerável. Palavras proferidas no tempo inoportuno geralmente perdem sentido e são esvaziadas de significados propiciadores de insight. Em seu poema Certas Palavras Carlos Drummond de Andrade enfatiza: "certas palavras não podem ser ditas/em qualquer lugar e hora qualquer./Estritamente reservadas/pra companheiros de confiança/devem ser sacralmente pronunciadas/em tom muito especial/lá onde a polícia dos adultos/não adivinha nem alcança". E conclui o poema dizendo "E tudo é proibido. Então falamos".
Resultado de imagem para palavras
Sentimento que não se pensa é cego. Daí exprimir Fernando Pessoa "quando sinto, penso". Palavras ordenam, palavras desordenam. Palavras explicam, mas palavras igualmente geram dúvidas. Palavras adoecem, porém também curam (Freud introduziu a "cura pela palavra"). Para o nosso mais celebrado educador, Paulo Freire, o mundo pode ser mudado no dizer das palavras. Para Clarice Lispector "a palavra é meu domínio sobre o mundo". As palavras quando carregadas de significados cutucam nossas emoções e agitam e inovam nosso psiquismo.

Resultado de imagem para palavras
Há aqueles que guardam palavras. Há aqueles que exibem as palavras. Muitas das psicoterapias se fundam no exercício das palavras. Escutar palavras não ditas e transformar o indizível em palavras têm um forte poder transformador. Freud dizia que "se a boca permanece em silêncio, falarão as pontas de seus dedos". A palavra é um dos meios que um psiquismo comunica ao outro o que se passa com ele. Por isso é comum se dizer que a escuta terapêutica visa à elucidação dos processos psíquicos do paciente/cliente. É necessário abrir espaço para a pessoa falar. Necessitamos ser compreendidos, tanto quanto necessitamos nos compreender. Só a alma pode melhor saber de si e do que é melhor para ela. Uma boa relação psicoterápica fornece um setting e um clima psicológico que oportuniza a alma exteriorizar-se. As palavras existem para serem escutadas. Pela própria pessoa, tanto quanto por um outro acolhedor.
Resultado de imagem para escuta terapeutica
A escuta terapêutica não é apenas simplesmente escutar a palavra do outro, mas do mesmo modo produzir palavras que vão ao encontro à ajuda demandada pelo cliente/paciente. Desconstruir e construir palavras, significar e resignificar, faz de uma psicoterapia da fala um forte aliado à compreensão, à mudança e ao crescimento psicológico. As palavras assim se impõem e encontram seu mais autêntico espaço de expressão da subjetividade humana.

Resultado de imagem para escuta terapeutica
A palavra quando acolhida é liberalizante. Não se deve calar as palavras quando elas encontram receptividade e abrigo. Um bom psicoterapeuta sabe que para que as palavras se soltem na alma do seu cliente é preciso que ele (terapeuta) cale-se por vários instantes. Evitar consolar para que possa emergir as palavras mais verdadeiras, embora muitas vezes dolorosas, porém necessárias. Calado em momentos, outros o terapeuta fala, afinal sua escuta não é passiva e sim ativa e produtiva. O psicoterapeuta, assim, contribui dialogicamente para que a pessoa do cliente/paciente possa "ver" a alma por dentro com palavras. Mais uma vez Fernando Pessoa: "quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma".
Resultado de imagem para palavras
Se para Machado de Assis uma palavra puxa outra, se uma ideia incita outra, e assim se faz um livro, o mesmo acontece com o nosso psiquismo. Uma palavra, um nome, pode transformar tantas coisas. Lembra-nos Ésquilo, importante dramaturgo grego autor de peças trágicas clássicas como Prometeu Acorrentado, que "as palavras são um remédio para a alma que sofre". Bem empregadas elas são tão cirúrgicas como uma lâmina afiada de um bisturi que opera cortantemente na alma humana. Não é à toa que o matemático e filósofo Pascal certa vez afirmou: "as palavras organizadas de maneira diversa produzem um sentido diverso, e os sentidos organizados de maneira diversa produzem efeitos diferentes".
Resultado de imagem para palavras
Com as palavras edificamos o mundo em que vivemos. É como exatamente diz o escritor inglês Aldous Huxley (de "Admirável Mundo Novo") quando afirma que "as palavras formam os fios com os quais tecemos nossas experiências". As palavras, a fala, são inseparáveis do ser humano; é com elas que modelamos os pensamentos e os sentimentos. É com elas que agimos como agimos. Com a linguagem cria o homem sua existência e seu ser. Com elas ele se conhece e se imagina, sofre, se entristece, se alegra, espera e sonha, deseja e sente. O homem, humanamente falando, vive e respira linguagem e palavras, pois é através do universo simbólico que ingressamos no mundo humano. Por isto o nascimento psicológico vem depois do biológico. O pensamento linguístico, pois, é a semente que gera a árvore que chamamos de ser humano.


Joaquim Cesário de Mello

Nenhum comentário: