quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DIÁRIO DE AULA





PARENTES, PARENTELAS E PARENTESCO





Em aula passada elencamos uma definição de família que nos possibilitará trabalhar com a complexidade do tema familiar ao longo de toda disciplina FAMÍLIA E REALIDADE SOCIAL, da FAFIRE. Se vocês estão lembrados definimos família como um grupo de pessoas ligadas por laços de parentesco que se incumbe da criação da prole e do atendimento de certas outras necessidades humanas. Pois é, cabe-nos agora entender o que vem a ser laços de parentesco.


                O parentesco é o vínculo que une duas ou mais pessoas em decorrência da descendência, seja entre elas ou de procederem de um ancestral comum. Colocado nestes termos o parentesco seria somente consanguíneo, isto é, uma ligação de sangue. Todavia, além do parentesco consanguíneo há também os parentesco por afinidade (proveniente do casamento) e o parentesco civil (proveniente da adoção). Observa-se, assim, que o parentesco não é um laço unicamente biológico. No nosso ordenamento jurídico os artigos 1591 a 1595 do Código Civil Brasileiro dispõem sobre o assunto.
 
                Acaso o leitor recorra ao Wikipédia lá encontrará que o parentesco é relação que une duas ou mais pessoas por vínculos de sangue (descendência/ascendência) ou sociais (sobretudo pelo casamento). O parentesco pode ser em linha reta (quando as pessoas estão umas para com as outras na relação de ascendente e descendentes/art.1591) ou em linha colateral ou transversal (quando as pessoas provêm de um só tronco, sem descender uma da outra/ art. 1592). Os parentesco se organizam em linha e se medem por graus (grau é a distância que vai de uma geração a outra).
                São três os tipos de linhas de parentesco, a saber:

Linha reta: exemplos: bisavós, avós, pais, filhos, netos, bisnetos...

Linha colateral: exemplos: irmãos, primos, sobrinhos...

Por afinidade: exemplo: sogros, noras, genros, cunhados...

                Para se calcular o grau de parentesco vejamos o que legisla o Código Civil: contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo numero de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar outro parente”. E aqui cabe a surpresa: não existe primo de primeiro ou segundo grau. Primos são parentes de quarto grau. É só contar.

                Vale ainda destacar que esposo e esposa não são parentes entre si, mas sim cônjuges. Os que são parentes por afinidade são os parentes de cada um cônjuge em relação ao outro. A lei brasileira só considera o parentesco colateral até o quarto grau. Depois disso não são mais parentes.
Ficheiro:Parentescos.jpg

                 O conjunto geral de parentes é parentela, mas há aqueles parentes que não fazem parte de nossa vida afetiva. Uns outros, embora tenhamos vários parentes, se destacam por fazerem parte do nosso grupo de convivência afetiva. Sabe aquela tia querida que mora em Chicago e que você não vê há anos? Pois é, ela é sua parente afetiva e, provavelmente, deixou marcas em seu ser. Já há aqueles parentes que moram até perto, mas que você num nutre nenhum afeto por eles? Pra mim parentes assim só fazem parte da parentela. Todavia, cuidado, não vamos confundir afeto com somente sentimentos e emoções considerados bons, afinal raiva, ciúme e inveja, entre outros, também são afetos, mesmo que sejam pra nós negativos.
 O que nos interessa, psicologicamente, são os afetos e como eles circulam e se interagem no seio do ambiente interpessoal familiar. Psicologia é, acima de tudo, o estudo dos afetos e dos desejos, entre outras coisas. Por isto não devemos desconsiderar o chamado “parentesco sócio afetivo”, como é o caso, por exemplo, dos “irmãos de criação” e de pessoas que nas quais temos tanta vinculação afetiva que temos elas como uma “mãe” ou como um “irmão”.
                E para concluir o post-aula de hoje, deixemos abaixo uma escala de parentesco:

      POR CONSANGUINIDADE:
- primeiro grau: pais e filhos
- segundo grau: irmãos e avós
- terceiro grau: tios, sobrinhos e bisavós
- quarto grau: primos

POR AFINIDADE:
- primeiro grau: sogro e sogra, genro e nora, padrasto e madrasta, enteados
- segundo grau: cunhados (concunhado não é parentesco jurídico)

   Uma leitura mais aprofundada sobre a temática do parentesco pode ser feita através do livro AS ESTRUTURAS ELEMENTARES DO PARENTESCO (editora Vozes ou Tempo Brasileiro) do antropólogo francês Claude Levi-Strauss. Mas de logo aviso, só pra quem quiser aprofundar, afinal o livro é um "calhamaço" de 544 páginas.


Joaquim Cesário de Mello

Um comentário:

Impermanência disse...

Texto bastante explicativo professor!
Não consegui resistir e copiar aqui o texto de Luíz Fernando Veríssimo, que gentilmente Nazaré enviou ao email da turma:

O FIM DA ÁRVORE GENEALÓGICA

Mãe, vou casar!

Jura, meu filho ?! Estou tão feliz ! Quem é a moça ?

Não é moça. Vou casar com um moço.. O nome dele é Murilo.

Você falou Murilo... Ou foi meu cérebro que sofreu um pequeno surto psicótico?

Eu falei Murilo. Por que, mãe? Tá acontecendo alguma coisa?
Nada, não... Só minha visão que está um pouco turva. E o meu coração..., que talvez dê uma parada. No mais, está tudo ótimo.

Se você tiver algum problema em relação a isto, melhor falar logo...
Problema ? Problema nenhum. Só pensei que algum dia ia ter uma nora... Só isso.

Você vai ter uma nora. Só que uma nora... Meio macho.
Ou um genro meio fêmea. Resumindo: uma nora quase macho, tendendo a um genro quase fêmea... E quando eu vou conhecer o meu... A minha... O Murilo ?

Pode chamar ele de Biscoito. É o apelido.
Tá ! Biscoito... Já gostei dele! Alguém com esse apelido só pode ser uma pessoa bacana. Quando o Biscoito vem aqui ?

Por quê ?
Por nada. Só pra eu poder desacordar seu pai com antecedência.

Você acha que o Papai não vai aceitar ?
Claro que vai aceitar! Lógico que vai. Só não sei se ele vai sobreviver... Mas isso também é uma bobagem. Ele morre sabendo que você achou sua cara-metade. E olha que espetáculo: as duas metade com bigode.

Mãe, que besteira ... Hoje em dia ... Praticamente todos os meus amigos são gays.
Só espero que tenha sobrado algum que não seja... Para poder apresentar pra tua irmã.

A Bel já tá namorando.
A Bel? Namorando ?! Ela não me falou nada... Quem é?

Uma tal de Veruska.
Como ?

Veruska...
Ah !, bom! Que susto! Pensei que você tivesse falado Veruska.

Mãe !!!...
Tá.., tá..., tudo bem...Se vocês são felizes. Só fico triste porque não vou ter um neto ..

Por que não ? Eu e o Biscoito queremos dois filhos. Eu vou doar os espermatozóides. E a ex-namorada do Biscoito vai doar os óvulos.
Ex-namorada? O Biscoito tem ex-namorada?

Quando ele era hétero... A Veruska.
Que Veruska ?

Namorada da Bel...
"Peraí". A ex-namorada do teu atual namorado... E a atual namorada da tua irmã . Que é minha filha também... Que se chama Bel. É isso? Porque eu me perdi um pouco...

É isso. Pois é... A Veruska doou os óvulos. E nós vamos alugar um útero...
De quem ?

Da Bel.
Mas . Logo da Bel ?! Quer dizer então... Que a Bel vai gerar um filho teu e do Biscoito. Com o teu espermatozóide e com o óvulo da namorada dela, que é a Veruska.

Isso.
Essa criança, de uma certa forma, vai ser tua filha, filha do Biscoito, filha da Veruska e filha da Bel.

Em termos...
A criança vai ter duas mães : você e o Biscoito. E dois pais: a Veruska e a Bel.

Por aí...
Por outro lado, a Bel....,além de mãe, é tia... Ou tio... Porque é tua irmã.

Exato. E ano que vem vamos ter um segundo filho. Aí o Biscoito é que entra com o espermatozóide. Que dessa vez vai ser gerado no ventre da Veruska... Com o óvulo da Bel. A gente só vaitrocar.
Só trocar, né ? Agora o óvulo vai ser da Bel. E o ventre da Veruska.

Exato!
Agora eu entendi ! Agora eu realmente entendi...

Entendeu o quê?
Entendi que é uma espécie de swing dos tempos modernos!

Que swing, mãe ?!!....
É swing, sim ! Uma troca de casais... Com os óvulos e os espermatozóides, uma hora no útero de uma, outra hora no útero de outra.....

Mas...
Mas uns tomates! Isso é um bacanal de última geração! E pior... Com incesto no meio..

A Bel e a Veruska só vão ajudar na concepção do nosso filho, só isso...
Sei !!! ... E quando elas quiserem ter filhos...

Nós ajudamos.
Quer saber ? No final das contas não entendi mais nada. Não entendi quem vai ser mãe de quem, quem vai ser pai de quem, de quem vai ser o útero,o espermatozóide. .. A única coisa que eu entendi é que...

Que.... ?
Fazer ÁRVORE GENEALÓGICA daqui pra frente... vai ser foda.