domingo, 5 de julho de 2015

NADA




Resultado de imagem para nada





De que é feito o nada? Como pode haver o nada? Depois de tudo que vivi e que ainda viverei é isto o que me resta: o nada? O tudo vira nada? E o que é o nada? Ausência do tudo? O vazio absoluto? Vácuo sem fim? Qual o maldito que inventou o nada? Dizem que viemos do nada e para o nada iremos. Mas não quero ir pro nada. Prefiro ficar por aqui cercado de interrogações no afogar das minhas tantas incertezas, afinal se o nada é feito de nada então ele é um lugar-nenhum, um oposto de mim que está além e depois de mim. E se assim for, o nada será o absoluto negativo de mim. 
Resultado de imagem para vazio absoluto

Será o nada o oposto da vida? Mas o oposto da vida não é a morte, por que então existe o nada? Ou será que ele inexiste? Às vezes chego a crer que a vida é um aparecimento no meio do nada, e o nada é o seu desaparecimento. Vai ver que na verdade somos nada; o que somos - ou acreditamos que somos - são apenas ilusões psicológicas. Vai ver que tudo é psicológico e emocional, e no fim o que temos é nada. Por isso que não consigo pensar no nada, pois não há psicologia de onde vem o nada. 

Resultado de imagem para nada
Bandeira podia querer ir pra Pasárgada, mas eu não quero ir pro nada. Lá não há rei nem camas, nem mulheres sequer pra se escolher. O nada é a falta de tudo, mas se no nada tudo falta, então no nada faltará a consciência da própria falta. E se no nada me faltar a falta, logo não terei desejos e nem sentirei faltas ou saudades, nem tristezas ou banzos, lembranças ou melancolias. Não há mortos a quem chorar no nada. O nada além de incolor é também indolor. Não há dor, sofrimento ou agonia, aflição, remorso ou qualquer outro padecimento. Depois do nada ninguém mais envelhece ou morre. Talvez seja melhor rever meu medo sobre o nada e sua existência impensável. Ainda assim não quero ir pro nada, já que no nada não há nenhum rosa pra se amar e nem o meu menino pra me evocar. 
Resultado de imagem para apos a morte
Se um dia pro nada eu for, desde logo saibam que meu ir é contra minha natureza. Quem depois de mim pensará nos meus pais? Quem depois de mim haverá até de pensar em mim? Após as primeiras e rápidas lágrimas serei de pronto esquecido. Não posso querer ser esquecido, logo eu que não me esqueço dos meus sonhos, logo eu que demorei tanto para ser o que sou, e ainda nem mesmo sei quem sou. 

Resultado de imagem para o ser e o nadaAgarro-me aos sonhos e a memória para não ser sugado pro nada. Lutarei que nem Quixote contra este inimigo silencioso e cego chamado de nada. Enquanto em mim houver esperança sei que não serei nada. O nada é diferente de mim. Nele não posso existir e não existindo então nada mais me interessará. Por isso teimo em negar o nada que, por sua vez, é a própria negação de mim e de tudo. Nego o nada para continuar existindo, tão somente.
Resultado de imagem para vazio universo
Caso quisesse clamar aos céus o que encontraria? O universo e suas parcas estrelas. O universo quase inteiro é mais feito de vazios e silêncios. É como exclamou certa vez o físico, matemático e filósofo Pascal: "o silêncio desse espaço infinito me apavora". Talvez não sejamos apenas nós que estamos sendo aos poucos sugados para o nada. O próprio universo - dizem alguns astrônomos - está prestes a ser tragado para dentro de todo o vazio. Em algum instante nada mais restará no universo, nenhuma partícula ou átomo, nenhuma luz ou memória. 
Resultado de imagem para vazio existencialAssim como o poeta Manoel de Barros, "não preciso do fim para chegar". Já sou por dentro tão cheio de vazios. Sussurro-me de silêncios em mim. No ínfimo do meu íntimo sou atemporal e nada me falta a não ser a falta que sentirei um dia de mim. O nada que me espera é antecipado de adeuses.


Resultado de imagem para desaparecer
Desaparecer e inexistir é medo de quem existe. A existência é um breve e rápido tímido suspiro, enquanto a inexistência é um mergulhar irretornável nos porões obscuros da eternidade sem volta. Assim, quando a vida houver em mim vivido, recolherei-me contrariado ao nada e de lá nada mais saberei daquele que um dia fui, daquele que em nenhum dia conseguiu ser e daquele que um dia deixou simplesmente de ser. O nada, um dia, sempre aparece.


Joaquim Cesário de Mello

Nenhum comentário: