quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

LANÇAMENTO LIVRO


Há mais de uma sabedoria e todas elas são necessárias ao mundo
Marguerite Yourcenar





Já foi em lançado em São Paulo PSICOLOGIA NOS DITADOS POPULARES*. Com previsão de chegada nas livrarias (Jaqueira, Saraiva, Travessa, Cultura, Livraria da Vila, entre outras) para início de fevereiro deste ano. No momento o mesmo já se encontra em pré-venda na Amazon Livros, no site da Editora e Livraria Martins Fontes (SP) e No Google Play (e-bock).

Trata-se de um livro que busca correlacionar e associar a ciência da Psicologia e a sabedoria popular, em uma leitura agradável, fluída e explicativa, embora, ao mesmo tempo, densa e profunda. 

Ao falar de Psicologia por meio de ditados e ditos, o presente texto discorre de maneira natural e espontânea pelos meandros labirínticos e intrincados da mente, valendo-se de uma linguagem próxima com o falar do povo em geral, evitando, assim, o linguajar e as locuções muitas vezes herméticas, tão comuns à Academia e às obras técnicas das áreas específicas.

Empregando e lidando com mais de 200 provérbios e aforismos criados pelo senso-comum, além de dezenas de expressões populares, principalmente nordestinas, A Psicologia nos Ditados Populares se faz um livro de narrativa suave e aprazível, com algumas pitadas de ludicidade, folguedo e de certa malícia que vem das ruas.


***
A mente humana ainda é um mistério a ser desvendado. Desde a Antiguidade o homem se pergunta: quem somos, de onde viemos e para onde vamos? A ciência moderna vem tentando melhor conhecer a alma humana, essa força vital que nos movimenta, nos emociona e nos desassossega por dentro. Mas o povo, com sua sabedoria simples e empirista, igualmente tem construído durante séculos seu conhecimento a esse respeito. Muito dessa sabedoria está contido nos ditados e provérbios populares. E, com base neles, A PSICOLOGIA NOS DITADOS POPULARES apresenta um diálogo entre o conhecimento científico da Psicologia e o saber das bocas e das ruas. Afinal, há algo de profundo por debaixo das aparentes simplicidades intuitivas.

Como diz o ditado, a voz do povo é a voz de Deus.

(*) Todos os direitos autorais serão revertidos em compras de cadeiras de rodas a serem doadas.

Nenhum comentário: