domingo, 12 de maio de 2019

FANTASIA MAIOR QUE O MUNDO

Resultado de imagem para ego



O psiquismo humano é inicialmente narcisista. O desenvolvimento da pessoa que vai se formando dentro da mente passa pelo surgimento de algo que não havia originariamente na psiquê rudimentar: um EGO. Didaticamente falando EGO é a parte do aparelho psíquico que lida com o mundo externo e a realidade. O EGO, portanto, no interior da subjetividade, é um fundamental componente e matriz do construto psicológico denominado de personalidade, pois o EGO é responsável pela diferenciação que fazemos entre nossos processos psíquicos e a realidade que se apresenta à nossa frente. Podemos dizer, resumidamente, que o EGO é o núcleo da personalidade de um indivíduo. Sem EGO podemos ter um ser vivo, porém não temos uma personalidade vivente neste ser vivo. Para que um EGO se desenvolva a mente vai se afastando gradualmente do narcisismo primário.
Resultado de imagem para ego

Todavia no percurso do emergir de um EGO na alma humana tal "nascimento" não se faz sozinho, visto ser acompanhado intrinsecamente pelo próprio conteúdo narcísico da mente. Por mais amadurecida que vem a ser o psiquismo a posteriori haverá ele de ter em si resíduos inescapáveis do período psicologicamente inaugural da onipotência infantil. Tais resquícios convencionamos chamar de EGO IDEAL. O EGO IDEAL é, pois, uma espécie de substituto psíquico do narcisismo infantil perdido. Um EGO IDEAL nada nada mais é do que um EGO idealizado, ou seja, detentor de toda perfeição.
Resultado de imagem para ego ideal e ideal de ego

A expressão IDEAL DE EGO foi criada por Freud conjugadamente ao termo EGO IDEAL. Se o conceito de EGO IDEAL nos remete ao narcisismo da própria mente em relação a si mesma, IDEAL DE EGO, por sua vez, tem a ver com a idealização do EGO em relação com às figuras parentais, isto é, uma autoimagem mental estruturada a partir da identificações com o narcisismo dos pais, afinal narcisista não são apenas nós, mas os outros também, inclusive nossos progenitores e cuidadores principais. Os ideais que nossos pais projetam em nós desde pequenos são psiquicamente internalizados e compõem uma instância mental que unificadamente com o EGO IDEAL vão ser a base formativa do denominado SUPEREGO.

Resultado de imagem para ideal de egoA mente humana transforma-se, assim, em uma espécie de "campo de batalha" interno onde fantasias de cunho narcisistas se entrechocam com a realidade e suas possibilidades e tangibilidades. Embora tenhamos crescido, não sejamos mais nenhum bebê ou criancinha pequena, embora nosso psiquismo tenha amadurecido jamais deixaremos de ter um funcionamento psíquico de influência narcisista. Podemos ter perdido a infância ao não sermos mais crianças, porém psicologicamente a perda do narcisismo infantil é uma metáfora, afinal a grandiosidade e o exibicionismo de nossas originária imaturidade permanece remanescente como um substrato mental que aqui, no psiquismo menos menino e mais amadurecido, chamamos de EGO IDEAL e IDEAL DE EGO.

Idealizar é função da mente. Idealizamos porque temos a realidade que nos limita. O cotidiano e o mundo sem ideal nos é intolerável. Idealizar é necessário, mesmo que isso implique em desilusões e frustrações.

Joaquim Cesário de Mello



Nenhum comentário: