domingo, 19 de abril de 2015

Desastres além das explicações psicopatológicas

Costumo discutir temas que foram noticiados  na mídia quando começam a cair no esquecimento. As informações da mídia - embora não todas -  e das redes sociais tem um jeito de ser "emocionalmente instável": vivem das bizarrices, das fortes emoções, das palavras impensadas e costumam reagir por impulso. Os temas equivocados ou boatos são noticiados com enorme velocidade,  não foram  "digeridos" adequadamente e que  produziram verdadeiros levantes histéricos. Há, por exemplo, um conhecido acontecimento que ocorreu em São Paulo que bem representa o fenômeno histérico midiático, evento que que muito ensinou, ou deveria ter ensinado, ao jornalismo brasileiro. Trata-se do episódio da" Escola de Base", um colégio infantil que fechou suas portas, após ter se ouvido a denúncia de um dos pais de que estava ocorrendo abuso entre professores, funcionários e alunos. Seus diretores, escorraçados, foram acusados de  perversos. A testemunha? Uma criança de 6 anos de idade. Se se fizesse mais comentários no calor de fortes emoções,  provavelmente se acrescentariam mais erros, além dos já cometidos. Na verdade, toda a turba do acontecimento foi construída por uma fantasia infantil - fantasia no sentido analítico da palavra, sem a consciência de  que se fantasiara.



Em muitas ocasiões a imprensa ou as redes sociais noticiam um fato ocorrido inquestionável e tentam, por suas próprias influências, criar uma espécie de solução mágica para as condições contingentes, ou dar explicações simplórias a eventos que carecem de discussões profundas. Um exemplo disso é o caso do recente desastre aéreo que ocorreu na Europa  - provocado pelo copiloto.  Pude assistir às soluções mirabolantes: testes psicotécnicos, de personalidade, avaliação psiquiátrica, como se tudo isso fosse, de fato, evitar tais tragédias. Uma pergunta: se foi uma depressão que levou ao ato, podemos afastar permanentemente um profissional de suas atividades por conta desse estado e de riscos que estão envolvidos?  Podemos prevenir tragédias com avaliação psicológica ou psiquiátrica? 

Se a depressão levou ao evento, corre-se o risco de por todo deprimido sob suspeição, culpabilizando-o por fatos que venham, porventura, a ocorrer que estão fora do nosso controle. Na verdade, poucas coisas da vida estão sob nosso controle e uma das mais distantes do nosso domínio são os atos suicidas.



Sabe-se que, apesar de todo o aparato científico, médico/psicológico desenvolvidos no século XX e XXI, as estatísticas do suicídio não vem diminuindo, vem aumentando e, mesmo nos países onde a assistência à saúde é mais adequada, ainda assim não se evita, sequer diminuiu, esse extremo do comportamento autodestruição – pelo contrário, os países desenvolvidos tem índices maiores que os subdesenvolvidos. Uma pergunta que se faz, então: o suicídio está relacionado  ou não a transtorno psíquico? A resposta é ambígua e imprecisa, haja vista a complexidade do tema. 

Emile Durkheim defendia a ideia do suicídio como fenômeno de natureza plenamente social e que o fator doença psíquica tinha pouca influência.  Muitos dos seus estudos delimitaram comunidades onde ocorriam esse ato com mais ou menos frequentemente. Os parâmetros que nos acostumamos a ver como causadores de suicídio, como situações de guerra, para Durkheim representavam, paradoxalmente, menos risco de suicídio do que período de paz. Controvérsias à parte, para esse autor o transtorno mental pode ser diagnosticado em suicidas, mas há comunidades em que muitas pessoas tem o mesmo  diagnóstico e os índices de suicídio são baixos. As explicações encontram-se nos elementos culturais, inclusive religiosos, de cada comunidade em relação ao suicídio. A depressão para uma sociedade que tem o suicídio como parâmetro existencial tende a ter, desse modo, índices mais elevados no Japão. No entanto, no Japão, nos países do oriente e oriente médio há uma forma de suicídio que está longe de ser diagnosticado como ato de doente - Durkheim chamou de suicídio altruísta - mas como causa social.  Os homens e mulheres bombas são exemplos disso. Mesmo que se afirme que 15 por cento dos deprimidos se matam no mundo ocidental, deve-se ter em mente que a depressão pro si só, não se justifica em níveis macro-populacionais. Tem elementos que levam ao suicídio que estão mais além das explicações psiquiátricas e psicológicas.

 
Apesar do suicídio ser um ato próprio do humano – há quem acredite que os roedores em grandes populações comentem ato semelhante – não é exclusivo de transtornos mentais. Soluções inspiradas em interpretações psicopatológicas não são suficientes nem previnem de forma global o ato suicida– podem, contudo, serem úteis quando se trata de casos isolados. 



Marcos Creder

Nenhum comentário: