quinta-feira, 26 de março de 2020

DIÁRIO DE AULA FAMÍLIA - CONTINUAÇÃO


Sobre narcisismo e egos inflados - Lucas Oliveira - Medium





Continuando a aula anterior, reconhecemos que ninguém nasce amando. Os sentimentos ou afetos ternos serão desenvolvidos nas relações de proximidade interpessoal entre o bebê e seus cuidadores.


Neste sentido, o psiquismo começa sua trajetória rumo à formação da pessoa humana em que ele se transformará em uma posição inicial de completa ignorância da existência do mundo externo e seus objetos (pessoas). Trata-se de uma posição primária que Margaret Mahler denominou de AUTISMO NORMAL (pesquisem o conceito no Google). Posição esta anobjetal. 

Contudo isso não é verdade, isto é, o psiquismo e o bebê não são sozinhos na existência. Existem pessoas ao seu redor. Existe mundo externo. A realidade, pois, vai se impondo frente à ilusão de plenitude narcísica da mente (se só existisse ela, ela seria perfeita, onipotente, TUDO). Mas não somos TUDO, pelo contrário, somos absolutamente dependentes de nossos cuidadores (função materna).

Gradualmente o psiquismo vai se apropriando da realidade da existência de um NÃO-EU (que aqui chamaremos de MÃE). Acontece que a mente infantil ainda tenderá a preservar seu conteúdo narcísico, isto é, é como se ela dissesse: "se eu não sou tudo, sou TUDO para o objeto que me cuida (mãe). Outra ilusão, mas que terá muita importância na formação do psiquismo humano. A saída da posição primária de AUTISMO NORMAL, levará à mente para uma nova posição, que Mahler denominou de SIMBIOSE NORMAL (vide conceito no Google). 

mães – Joana a Terapeuta… e a Mãe!

Na posição simbiótica em que vai se encontrar o psiquismo do lactente ela (mente) terá a ilusão que ele (bebê) e a mãe (primeiro objeto externo) formam um PAR PERFEITO. Como dizia, isso será fundamental na formação psíquica humana, pois será base daquilo que chamaremos de IDEAL DE EGO e EGO IDEAL (pesquisem no Google).

Não pensem porque um dia deixamos de ser bebês que o psiquismo humano não manterá registros psíquicos daqueles momentos iniciais (BASE DA PERSONALIDADE HUMANA de qualquer um). Essa dinâmica de acreditar em uma relação perfeita (Simbiótica) com outro (par perfeito), encontra-se nas raízes da Paixão. Assunto que para não ser extenso, continuarei em post a seguir.

O VÍNCULO SIMBIÓTICO O termo simbiose... - Pais e Filhos ...

LEMBRETE: LEIAM NA APOSTILA O CAPÍTULO REF. FAMÍLIA: O ESPAÇO DAS TROCAS AFETIVAS (a partir da página 24). JÁ O ASSUNTO PAIXÃO ACHA-SE DENTRO DO REFERIDO CAPÍTULO, a partir da página 27). Leiam, e apresentem questões, dúvidas, reflexões, ENFIM, SE MANIFESTEM.

Nenhum comentário: